Noticiário Geral

Passageiros reclamam de ônibus lotados durante a pandemia

Conduções cheias são um problema constante nas linhas das regiões de Campinas e de Paulínia

Por: Thiago Domingues Vieira

A quarentena não conseguiu impedir a lotação do transporte público (Foto: Matheus Cruz)

Os ônibus do transporte público urbano e metropolitano de Campinas seguem lotados durante a pandemia. As medidas de restrição e a quarentena imposta pelo governo estadual com a anuência da prefeitura não resolveu o problema. Os usuários se sentem inseguros com o acúmulo de passageiros e a falta de respeito às medidas de distanciamento social nos transportes públicos da região.

Imagens enviadas por um passageiro ao Digitais mostram ônibus da linha 604 que liga Paulínia à Campinas lotado. Esse é o itinerário que o cozinheiro de 24 anos, Matheus Junio Cruz, faz todos os dias para ir trabalhar. Matheus mora em Paulínia e trabalha em Campinas, segundo ele todos os dias enfrenta lotação nos transportes públicos.

O cozinheiro contou que além dos ônibus estarem cheios, os usuários ignoram a gravidade da situação e fazem mau uso das máscaras. Como precaução, Cruz sempre procura os locais mais arejados e mantém as janelas próximas abertas sempre que pode, além disso, após sair do veículo ele passa álcool em gel nas mãos e em seus utensílios.

Apesar dos cuidados, Matheus sente impossibilitado de agir, pois precisa trabalhar todos os dias e para ele o medo de se contaminar é constante. “Me sinto impotente, pois é algo que não está em minhas mãos. Isso afetou muito minha saúde mental, minha ansiedade” completou.  

A faxineira de 53 anos, Rosana Ida de Oliveira, moradora de Campinas, trabalha em uma empresa em Paulínia, por isso ela também precisa pegar o transporte público todos os dias. Ela conta que pega com frequência ônibus lotados e cobra mais veículos no horário de pico. Segundo ela, a empresa diminuiu o número de ônibus circulando.

Rosana disse que o medo de se contaminar é muito grande, mesmo tomando todos os cuidados necessários durante e após as viagens, como o uso constante de máscara e álcool em gel. “Mesmo se protegendo corretamente é impossível você andar de ônibus sem correr o risco da contaminação”, afirmou.

A reportagem entrou em contato com a EMTU, empresa responsável por administrar transporte metropolitano, que informou por meio de nota que a empresa Consórcio Bus+, responsável pela operação da linha 604, será notificada e penalizada pela lotação nas viagens. Além disso, a empresa intensificou desde o início da pandemia as medidas de higienização dos veículos e criou campanhas educativas de distanciamento social e cuidados contra o Covid-19. A empresa não comentou sobre a possível redução no número de veículos circulando.

Também entramos em contato com a prefeitura de Campinas e Paulínia para esclarecimentos quanto as lotações e a possível redução nos números de veículos nas linhas urbanas, mas não obtivemos resposta até o fechamento desta.

Orientação: Profa. Amanda Artioli

Edição: Leonardo Fernandes


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética


Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais


Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.