Destaque

Estudantes vão doar 3 mil mudas de árvores nativas

Em comemoração ao meio ambiente, haverá concurso de fotografia promovido pelo curso de Jornalismo                                                                                                     

Faculdade de Jornalismo lança concurso fotográfico aberto à comunidade (Foto: Beatriz Mota Furtado)

 

Por: Beatriz Mota Furtado

Para marcar a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, que ocorre neste sábado (5), alunos da PUC-Campinas desenvolveram um plano sustentável nomeado de “Vamos Reflorestar”, que visa contribuir para mitigar efeitos do desmatamento em áreas habitadas do município. Eles vão doar pelo menos 3 mil mudas de espécies nativas em sistema de “drive-thru” aos que se inscreverem no portal da instituição e comparecerem ao estacionamento do campus 2, no Jardim Ipaussurama, na próxima quarta-feira (9), das 9h às 16h.

A ideia partiu dos alunos do Programa Educacional Tutorial que atuam junto ao viveiro de mudas da Faculdade de Ciências Biológicas. Os próprios estudantes cultivaram as mudas dentro do viveiro da Faculdade de Ciências Biológicas, especialmente para a doação.

O anúncio da campanha foi feito durante evento virtual promovido em comemoração aos 80 anos da Universidade, que contou com a participação de alunos, professores e especialistas Paulo Ricardo Egydio de Carvalho Neto, da Secretaria do Verde da Prefeitura Municipal de Campinas, e Paulo César Bogorni, diretor da BioPartner Agro Soluções.

As atividades relacionadas ao Dia do Meio Ambiente estão cadastradas junto à própria ONU Meio Ambiente, que comemora no dia 5 o início da década de restauração ambiental. A instituição conta atualmente com 836 eventos cadastrados em todo o planeta, sendo um deles o seminário promovido pela PUC-Campinas.

O texto presente na página da ONU Meio Ambiente foi usado como forma de alertar para a urgência de motivar causas ecossistêmicas. “Não podemos voltar no tempo. Mas podemos cultivar árvores, tornar nossas cidades verdes, renovar nossos jardins, mudar nossas dietas e limpar rios e encostas. Somos a geração que pode fazer as pazes com a natureza”, registrou a ONU, utilizando a hashtag #GeraçãoRestauração e o slogan “Reimagine, Recrie, Restaure”.

No evento remoto promovido pela universidade, outros dois projetos sustentáveis promovidos pela PUC-Campinas foram anunciados para fomentar as causas ambientais. Um deles é o concurso de fotografia “Ações que salvam o planeta”, lançado pela Faculdade de Jornalismo e articulado às atividades em comemoração dos 50 anos dos cursos de comunicação – Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo – além de marcar também os 80 anos da universidade.

O concurso fotográfico está dentro do contexto do programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, contando com apoio da empresa Eletromídia. A competição será dividida em três categorias: Amador, Profissional e Estudante, e contará com um total de R$ 15 mil em prêmios para os três primeiros trabalhos de cada modalidade.

O objetivo do concurso é retratar ações do cotidiano que protejam o meio ambiente, através de diferentes perspectivas, com possibilidade de participação de toda a comunidade. As inscrições para a participação poderão ser feitas até o dia 30 de julho. Os interessados poderão ler o regulamento acessando aqui o endereço eletrônico.

Além desse, outro projeto sustentável também foi apresentado no evento online. O trabalho de conclusão de curso intitulado “Biodiversidade: Avifauna da PUC-Campinas” teve como objetivo mostrar a importância de cultivar áreas verdes e de como a atitude é fundamental para a vida dos pássaros. O TCC foi feito pelo então estudante Augusto Memura de Castro Pereira e apresentado por sua orientadora, a professora Luiza Ishikawa Ferreira.

O trabalho lembrou que o Brasil tem a segunda maior diversidade de aves do mundo, atrás apenas da Colômbia. Existem no mundo cerca de 10.426 espécies de aves, segundo dados da BirdLife International, e dessas, 1.919 espécies são encontradas no Brasil, segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO). Entre essas aves, é possível identificar algumas espécies dentro do campus da universidade, como seriema, pia-cobra, chupim e o beija-flor-preto.

Além dos trabalhos, os especialistas Paulo Ricardo Egydio de Carvalho Neto, da Secretaria do Verde da Prefeitura Municipal de Campinas, e Paulo César Bogorni, diretor da BioPartner Agro Soluções, debateram sobre o dilema “É possível comer e preservar?”, e apontaram que o problema não é assim tão simples.

Para o diretor da BioPartner Agro Soluções, “não adianta termos correntes positivas, mas que não alimentam a população humana”. Diante disso ele apresentou soluções para o problema, como o sistema agrosilvopastoril, que consiste em integrar, numa mesma área, o plantio de roçados, a criação de animais e a preservação da mata, aumentando a quantidade de alimentos produzidos com práticas que não agridem a natureza.

Foram apresentados também, por Paulo Ricardo Egydio de Carvalho Neto, resumos de programas ambientais da Prefeitura de Campinas, como o plantio de mais de 100 mil mudas, com o objetivo de recuperar as nascentes e áreas ciliares da cidade e de fornecimento de sistemas de esgoto para as propriedades rurais.

Aqui, link para a inscrição para a retirada das mudas de árvores

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Oscar Nucci

 


Veja mais matéria sobre Destaque

Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais


Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional


Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.