Destaque

Veganismo e vegetarianismo crescem na pandemia

“Pude explorar alimentos que não conhecia”, diz a estudante de direito Letícia Fregonese                                                                                                                 

 

Por Sofia Pontes

Segundo o relatório de pesquisa em mercado do grupo britânico Mintel, o número de pessoas que aderiram ao veganismo ao redor do mundo cresceu após o início da pandemia do coronavírus. De acordo com os dados obtidos, 25% dos jovens de 20 a 34 anos disseram que a pandemia tornou a dieta vegana mais atraente. Além disso, uma pesquisa realizada pelo Ibope junto ao The Good Food Institute Brasil e que ouviu 2 mil pessoas em 2020 aponta que metade dos brasileiros reduziu o consumo de carnes em 12 meses de pandemia.

Foto 1: “Tento sempre levar no bom humor, mas nem sempre é fácil”, diz a nutricionista Karine Shmaedecke (Foto: Arquivo Pessoal)

Para a nutricionista especializada em vegetarianismo Karine Shmaedecke, 36, e que também é vegetariana desde os 2 anos de idade, a internet foi a principal causa dessa mudança na dieta de várias pessoas: “Graças a internet, está aumentando a consciência sobre como é o processo por trás da carne, as consequências ambientais, a super produção de alimentos de origem animal, a dor e as condições de vida dos animais, e isso respinga na saúde também”. Ainda segundo Karine, tanto o vegetarianismo como o veganismo trazem benefícios para a saúde, como a melhora do funcionamento intestinal e a redução dos riscos de doenças cardíacas.

A respeito da diferença entre os termos, a nutricionista explica: “Vegetarianismo é qualquer dieta alimentar que exclua da alimentação todos os tipos de carnes, assim como subprodutos (frios e embutidos). Já o veganismo não é uma dieta, e sim um estilo de vida que engloba a alimentação, como deixar de consumir qualquer produto que contenha ingrediente animal, ou que seja testado em animais e os tenha como atração”, diz Karine.

Para a estudante de publicidade e propaganda Eduarda Natali, 22, comer carne sempre foi algo que a incomodava, mas por ser algo rotineiro em sua família acabou consumindo o alimento por 17 anos. Ela conta que primeiro decidiu se tornar vegetariana da noite para o dia e que a decisão de se tornar vegana veio após assistir um documentário sobre a indústria do leite.”Foi aí que eu decidi que não comeria mais nenhum derivado de animais, e eliminei tudo de origem animal da minha vida, inclusive cosméticos e roupas”.

De acordo com a estudante de publicidade, adotar o veganismo como estilo de vida colaborou para muitas melhoras na sua rotina, gerando mais energia e disposição. A estudante de direito Letícia Fregonese, 21, também sentiu os efeitos positivos de uma alimentação baseada em verduras e legumes. “Eu pude explorar muitos alimentos que eu não conhecia, comecei a ter um domínio maior da cozinha e minha conciência sobre a saúde melhorou muito mais”, diz Letícia.

Letícia Fregonese sobre uma alimentação vegetariana: “Comecei a ter um domínio maior da cozinha e minha conciência sobre a saúde melhorou muito mais” (Foto: Arquivo Pessoal)

Vegetariana há 5 anos, Letícia apostou em ser vegana no início de 2019, mas o processo só durou cinco meses por conta da rotina de trabalho e estudo que tomavam a maior parte do seu tempo, limitando o tempo para cozinhar e gerando um maior gasto de energia. “Eu não tinha tempo e acabava pedindo delivery ou saindo com minha família, e muitas vezes o cardápio do restaurante não podia ser adaptado”, contou a estudante.

Mesmo com os benefícios inegáveis, o preconceito ainda é algo presente na vida de quem escolhe o vegetarianismo ou o veganismo. “Eu cheguei a escutar que era uma dieta só para quem tem dinheiro e que era frescura, mas sempre combato com informação”, relatou Letícia. Para a nutricionista Karine, a paciência é a melhor solução. “Tento sempre levar no bom humor, mas nem sempre é fácil lidar quando percebemos que a pessoa está tentando “atacar” com palavras o teu estilo de vida. Respirar e contar até dez ajuda”.

Ao responder quais dicas daria a alguém que tem interesse em adotar o veganismo como estilo de vida, Karine aconselha ler sobre o assunto, experimentar receitas sem utilizar carne para começar a se familiarizar com as pequenas diferenças na alimentação. “Se você não tem o hábito de comer frutas e vegetais, ou se não gosta de diversos alimentos, é hora de começar a experimentar novos sabores, e é sempre mais fácil incluir opções antes de retirar carne para não ficar uma alimentação monótona”, acrescenta.

 

Orientação: Profa. Amanda Artioli

Edição: Leonardo Fernandes


Veja mais matéria sobre Destaque

Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.