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Usuário de Campinas é inteligente e ácido na política

A avaliação é da jornalista Fabiane Echel, gestora das redes sociais digitais da Prefeitura 

A gestora de redes Fabiane: “Campinas é uma cidade grande, com porte de capital” (Imagem: Facebook)

 

Por: Vitor Genzerico

 

Em entrevista aos alunos da faculdade de Mídias Digitais, a gestora das redes sociais digitais da Prefeitura de Campinas, Fabiane Echel, disse avaliar os usuários locais do sistema como “inteligentes e cultos”, mas extremamente “ácidos” no campo político. “Eles brigam até entre eles”, observou a jornalista que atuou por 18 anos na RBS, grupo de comunicação predominante nos estados do sul do país.

Em palestra remota na noite de sexta-feira (28), transmitida no perfil da Redação Modelo da Faculdade de Jornalismo, Fabiane disse que o público campineiro é de longe o mais exigente entre os usuários de rede com os quais trabalhou desde que montou sua agência, vencedora da licitação para prestar o serviço à Prefeitura de Campinas.

Em Porto Alegre, onde mora, ela coordena um grupo que agrega outros três profissionais, todos voltados a prestar serviço, orientar o cidadão campineiro em suas interações com a Prefeitura e, em determinados momentos, também focado em fazer gestão de crise.

A gestora de redes traz no currículo passagens pelas cidades do Rio de Janeiro e Porto Alegre, nas quais desenvolveu atividade semelhante à que presta em Campinas, município no qual disse ter encontrado cidadãos “educados e cordiais”, mas briguentos nas redes digitais.

“Campinas é uma cidade grande, com porte de capital, graças ao desenvolvimento que a cidade atingiu”, disse Fabiane ao acentuar que seu trabalho é cuidar para que as pessoas tenham “informação para viver melhor e se cuidarem bem”.

Segundo Fabiane, o crescimento das redes sociais digitais faz com que o trabalho desenvolvido pelos gestores de mídias sociais em órgãos públicos foque conteúdos com o objetivo de comunicar e interagir com o público. Para isso, é importante o acompanhamento dos principais fatos do dia, que englobam assuntos dos bairros, do município e do mundo, de um modo geral.

“Comunicar e engajar diretamente o seu público-alvo” é o principal trabalho desenvolvido pelos gestores no mundo da internet, disse ela.

De acordo com Fabiane, que procura sempre atuar em torno de planos estratégicos de comunicação, tem havido um aumento crescente no grau de intolerância por parte das pessoas dentro das redes sociais. “Antes, existiam filtros para falar no espaço público, hoje as redes sociais dão voz a todos”, observou ao avaliar que “as redes sociais vieram para o bem e para o mal”.

Na gestão das redes da Prefeitura, Fabiane disse impedir que xingamentos, ofensas, preconceitos e criação de perfis falsos cheguem ao alcance dos usuários que acompanham os comentários e críticas feitos ao poder público. Críticas e questionamentos que não tenham essas características são mantidos na linha do tempo e respondidos pela equipe que coordena, “em benefício da transparência do trabalho”.

Apesar do avanço das redes sociais – de acordo com Fabiane – a imprensa tradicional tem um papel importante a cumprir. Jornais e emissoras de rádio e televisão seriam vitais para ampliar a abrangência de seu trabalho e oferecer credibilidade à tarefa que desenvolve.

Em relação à profissionalização na área, a gestora de redes lembrou que os estudantes que desejarem atuar em comunicação precisam reunir habilidade e talento multimídia. “Ferramentas para isso estão disponíveis gratuitamente na internet”, avisou na palestra mediada pelo professor Artur Araujo.

Aqui, acesso à integra da palestra e entrevista de Fabiane Echel. 

Orientação: Carlos A. Zanotti

Edição: Oscar Nucci


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