Destaque

Uma editora em busca de novos autores

Startup de livros propõe nova relação com escritores para lançá-los no mercado                                                                                                                 

Por: Camila de Paula

Para a escritora Caroline Coutinho, o mercado editorial nem sempre é fácil para novos nomes, com a alta demanda nas metas de vendas, o marketing precário e o favoritismo com autores que já tem sua reputação no mercado. Diante desse desafio, ela se propôs a criar, em dezembro de 2020, a Rainha Editorial, uma editora startup que deseja mudar os parâmetros da relação entre editoras e escritores. Caroline Coutinho é autora dos livros “Querido Imperador” e “Estimado Imperador”, intitulados por dela de “Saga imperial” e coautora de “Aventuras natalinas”, coletânea de contos. Todas essas obras estão disponíveis no site da nova editora (clique aqui) e se constituem nas primeiras publicações da startup.

“Eu não tinha ciência de como era o meio literário, eu só queria ser autora, e por isso acabei ficando um pouco para trás”, afirmou Coutinho. Segundo a escritora, as editoras não oferecem muito apoio ou informações para autores que desejam entrar no meio editorial, e que a exploração financeira é um dos principais problemas que novos

Caroline Coutinho: ideia da Rainha Editorial surgiu a partir das dificuldades. Foto: Arquivo Pessoal

escritores enfrentam ao entrar no ramo. “De todas as formas, ficava muito caro, você podia pegar o seu livro e mandar para uma editora sem pagar nada, mas tinha que vender 100 livros na pré-venda, e, se não vendesse, você tem que pagar por todos esses livros”, contou.

A ideia da Rainha Editorial surgiu a partir das dificuldades que Coutinho enfrentou e do que ela via outros autores enfrentando também. “Eu via muita gente pedindo por uma editora que pensasse nos autores e não só no dinheiro. Foi quando surgiu a ideia de criar uma editora que ajudasse o escritor a se alavancar”, explicou. Depois dos trâmites com a parte judicial e com a ajuda voluntária de outros autores, Coutinho lançou a Rainha Editorial em março deste ano. O projeto estava sendo idealizado desde dezembro de 2020.

O objetivo da Rainha Editorial, segundo Coutinho, é fazer crescer o escritor dentro da editora e fazer com que ele se sinta apoiado a se introduzir no meio editorial. “O meu intuito é que o autor tenha muito ganho ali, então ele vai ter divulgações que a gente não vê as outras editoras fazendo”, disse Coutinho. “Além de crescer o nosso nome, isso vai beneficiar o autor. Se futuramente esse escritor decidir ir para uma editora maior, vai olhar para trás e falar como a Rainha ajudou nessa questão de publicação”, acrescentou.

A Rainha Editorial tem seu foco na publicação tradicional e gratuita de livros de autores nacionais. É responsável por todo processo de editoração, diagramação e divulgação, além de não exigir que o autor venda uma cota mínima de obras. O escritor deve apenas pagar pelos exemplares que desejar e acompanhar todo o processo de edição: aprovar a revisão final, o projeto gráfico e trabalhar junto com a editora na promoção do trabalho.

Editoração

Segundo Coutinho, a Rainha Editorial não cobra do autor a editoração do livro, mas ele participará ativamente de todos os processos de produção. Assim, poderá opinar sobre o desenvolvimento de criação de capa, diagramação da obra e no acabamento gráfico. Os exemplares estarão disponíveis para venda no site oficial da editora. “O objetivo da Rainha é fazer todo o processo para que o autor não se preocupe com nada e que o maior ganho dele ali seja seu crescimento profissional”, afirmou Coutinho.

Todo colaborador da editora faz o serviço voluntariamente enquanto a publicação não dispuser de capital para remunerá-los. “As pessoas que querem trabalhar no meio editorial vêm e fazem o serviço voluntariamente para ganhar experiência, e depois que a editora começar a gerar lucros, vou começar os pagamentos, mas todos já têm contratos”, disse a escritora.

‘Abraçar’ o livro

A líder e diretora de marketing da Rainha Editorial, Helena Magalhães, é uma voluntária. Ela, que também é escritora, já conhecia Caroline Coutinho de trabalhos anteriores. Ambas compartilham da mesma concepção de que o autor independente nacional sempre tem muitas barreiras para publicar. “No mercado editorial é difícil para o autor encontrar uma editora que realmente abrace seu livro e faça um trabalho satisfatório”, afirmou Magalhães. A diretora de marketing optou pela parceria para ganhar experiência com o mercado editorial. Magalhães, que já trabalhou anteriormente com outros autores independentes, tinha ouvido comentários do que eles sofriam com os serviços editoriais, como o abandono dos livros na falta de divulgação e os altos valores cobrados. “Colocam tanto dinheiro em cima de editoras para prometerem a publicação e não cumprir”, contou.

Magalhães afirmou também que a forma de a Rainha Editorial trabalhar passará segurança para novos autores. A empresa quer fazer um marketing duradouro para que o livro seja visto pelos leitores e a inovação no sistema de venda, que permitirá ao autor escolher quantos livros deseja comprar, vai trazer uma maior estabilidade para o
escritor. “Somos uma editora nacional que vai publicar livros nacionais e que tem uma equipe que vai tratar o projeto com o autor cuidadosamente, o que vai fazer toda a diferença para ele”, comentou a diretora.

A assistente e estagiária de editorial geral, Thamiris Carvalho, é outra voluntária da Rainha Editorial. A assistente, que estuda produção editorial na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), conhecia Caroline Coutinho como autora e ofereceu seus serviços. Para Carvalho, o trabalho na editora vai contar muito como experiência profissional e que todos os voluntários estão ajudando por paixão aos livros.

“Só o fato de não estarmos interessados em explorar ninguém e de a gente querer sonhar junto com o autor faz uma diferença enorme”, afirmou Carvalho. Segundo a assistente, é importante dar atenção especial aos autores nacionais e espaço para se expressarem, e que a Rainha Editorial vai disponibilizar esse espaço para o escritor se sentir acolhido e seguro. “Vamos entregar um trabalho maravilhoso com todo carinho e acredito que seja só sucesso depois disso”, declarou.

Primeiros passos

Caroline Coutinho conta que os primeiros originais já estão sendo analisados e que em breve os autores serão contatados, além de parcerias com blogs literários e gráficas que já foram fechadas. A editora está presente no Instagram (@editorialrainha) e no Facebook. “Eu quero que o pessoal pesquise nas redes o que fazer para publicar um livro e encontre vídeos do pessoal da Rainha explicando como ele consegue ir atrás do sonho dele e nos procurando depois para ajudá-lo. É esse meu objetivo”.

Orientação: Profa. Amanda Artioli

Edição: Leonardo Fernandes 


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.