Destaque

Especialistas defendem educação midiática já na infância

Debate apontou que é a única maneira de aprender “a separar o joio do trigo”                            

“Os jornalistas têm que falar com as crianças e adolescentes sobre quaisquer assuntos”, recomendou a professora Doretto no debate virtual (Imagem: YouTube)

Por Vitória Landgraf

Em tempos de infodemia – expressão que caracteriza a abundância de notícias e demais conteúdos online –, é necessário que os currículos escolares incluam um capítulo dedicado ao estudo da mídia desde os primeiros anos do ensino fundamental. Foi o que propuseram as jornalistas, professoras e pesquisadoras que participaram do seminário virtual Educação Midiática, promovido nesta quinta-feira, 8, pelo canal do Sesc São Paulo, no YouTube.

“Não vejo outro caminho”, comentou Maria Carolina Cristianini, editora-chefe do jornal “Joca”, uma produção da empresa Magia de Ler, de São Paulo, que conta com publicações voltadas para crianças e jovens. Cristiane Parente de Sá Barreto, doutora em Ciências da Comunicação e criadora do suplemento infantil do jornal “O Povo”, de Fortaleza, foi na mesma direção. Ela instituiu o primeiro conselho infantil de leitores na história das publicações brasileiras. “Com a velocidade com que as informações chegam, a educação midiática é o que ajuda a separar o joio do trigo. Ou seja, distinguir o que é uma informação correta e uma fonte correta daquilo que não são”, ressaltou.

Segundo a terceira convidada ao encontro, a jornalista Juliana Doretto, pesquisadora em educação midiática e professora da faculdade de jornalismo e da pós-graduação em Linguagens, Mídia e Arte, da PUC-Campinas, as crianças estão hoje descobrindo o mundo por meio das mídias e do jornalismo.

Bem por isso – recomendou – é importante que este público conheça e entenda os modos com que operam os sistemas de mídia e avaliem como os veículos de comunicação constroem a percepção da realidade. “Separamos o mundo da criança e do adulto, mas a gente esquece que as crianças estão consumindo informações o tempo todo, inclusive aquelas informações que não são adequadas, mas compreendem, sim, parte disso”, observou.

No debate, as pesquisadoras relataram a necessidade da produção de conteúdo jornalístico profissional voltado para crianças e jovens, principalmente com linguagem acessível ao vocabulário e compreensão deles. Ao produzir conteúdos para o público infantil – afirmam – o jornalismo contribui para que a criança se sinta valorizada, já que passa a ter acesso às mesmas informações que os adultos, podendo conversar com os mais velhos sobre os acontecimentos que lhes são mais relevantes.

“Com um ser em construção, é mais fácil dialogar sobre certos conceitos do que com os adultos, que já têm suas ideias preconcebidas e com os quais, muitas vezes, a desconstrução se faz necessária para se enxergar outros pontos de vista. A criança está aberta a entender a seriedade de uma notícia”, apontou a editora-chefe do “Joca”.

A professora Juliana Doretto também lembrou que a educação midiática ministrada já na infância não só é uma necessidade, mas deve ser visto também como uma obrigação do Estado. “Isso é lei, é direito assegurado, não há escapatória”, observou ao mencionar o Artigo 17 da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, da qual o Brasil é signatário. “A informação está ligada à cidadania, a criança tem direito à comunicação e a uma mídia de qualidade para ela”, complementou Cristiane.

De acordo com Cristianini, os relatos jornalísticos também são um material de apoio no currículo escolar, pois ajudam a conectar o que se aprende na escola com o que acontece no mundo. Ela acentuou que educar para a informação é a solução para formar cidadãos livres e aptos a fazerem escolhas conscientes. “O jornalismo cria a sensação de pertencimento da criança na sociedade, e a conscientiza dos problemas”, ponderou a jornalista.

De acordo com as debatedoras, outro passo importante para a educação midiática é os pais usarem o noticiário – com assuntos do dia a dia – para conversar em casa com os filhos e passarem quais os seus valores em relação a determinadas notícias. Seria esse um ponto de partida para começar a ouvir as crianças.

“O jornalista tem que falar com as crianças e adolescentes sobre quaisquer assuntos, desde que ele consiga achar um canal que tem a ver com a realidade deles”, afirmou a pesquisadora Doretto. O evento contou com a mediação da também jornalista Adriana Reis Paulics, mestranda na área da Educomunicação e editora da revista “E”, do Sesc-SP.

Aqui, acesso ao link para o debate “Educação midiática: como informar crianças e adolescentes em tempos de infodemia”

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Letícia Franco


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.