Destaque

Pesquisador propõe generalizar educação midiática

Manuel Pinto, professor da Universidade do Minho, diz que comunicação é tema de interesse coletivo

 

Manuel Pinto: “É necessário saber como se comunicar em busca da qualidade da vida pública” (Imagem: Youtube)

Por: Bianca Velloso

Estudar a mídia e a comunicação é atividade que não deveria ficar restrita apenas aos profissionais da área ou estudantes de cursos superiores. O tema deveria fazer parte dos currículos para a formação dos profissionais de todas as áreas do conhecimento, bem como de estudantes das séries iniciais da educação básica. A afirmação foi feita ontem, 10, pelo pesquisador português Manuel Pinto, da Universidade do Minho, em aula inaugural por videoconferência aos alunos do programa de pós-graduação em Linguagens, Mídia e Arte, da PUC-Campinas.

“No mundo contemporâneo, a mídia acaba por ser uma escola paralela à escola formal”, afirmou o docente, para quem, em muitos momentos, chega mesmo a existir uma relação conflituosa entre mídia e educação formal. Manuel Pinto afirmou que, na sociedade moderna, a relação com a mídia é permeada por sentimentos que vão da sedução ao medo – o primeiro, pelo encantamento, enquanto o segundo remete à perda de privacidade, à invasão de dados e circulação de notícias falsas.

Doutor em Ciências da Comunicação e professor Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, Manuel Pinto tem formação original na área de História, tendo trilhado caminhos pelo jornalismo cultural e desenvolvido carreira junto a projetos patrocinados pela Unesco visando a educação para os meios de comunicação.

Quando questionado sobre de que maneira as universidades poderiam contribuir no processo de alfabetização midiática, o docente salientou a importância de se devolver e compartilhar o conhecimento produzido pelos formandos com a comunidade em projetos de extensão. “As pesquisas que desenvolvemos na universidade podem recorrer a metodologias que envolvam a comunidade e se articulem com a investigação, por meio da observação participante, por exemplo. São métodos intensos por conta da comunhão e troca de conhecimento que se pode estabelecer com a comunidade”, afirmou.

“Às vezes as pessoas podem pensar que a educação midiática ou digital é desenvolvida apenas para formar profissionais da educação, o que é um erro. Estamos falando sobre uma formação básica indispensável para os cidadãos”, afirmou.

Dentre as razões para estudar o letramento midiático, Manuel Pinto destacou a necessidade de entender o peso que tem a comunicação na realidade contemporânea. “Estudar a comunicação é aprender a ler o mundo e a vida, e aprender a se comunicar”.

Manuel Pinto acentuou que “informar não é comunicar”, pois comunicar implica em estabelecer um diálogo com o interlocutor, compreendê-lo em sua totalidade. As técnicas e estratégias de comunicação praticadas pelos profissionais de mídia – segundo disse – não são suficientes para criar a interação que o processo comunicativo exige. “É necessário saber além da técnica, saber como se comunicar em prol da busca de sentido e da qualidade da vida pública”, disse.

Um dos campos de estudo que poderiam compor o currículo da educação midiática seria o de validação da informação –segundo ele – o que implica em reconhecer competências e autoridades das fontes que aparecem na mídia ou que criam seus próprios canais de comunicação com o público. Para Manuel Pinto, uma outra área de estudos que precisaria ser desenvolvida é em relação aos conglomerados que controlam a circulação e fluxo de dados na internet, onde os algoritmos produzem bolhas que impedem o ideal universal da comunicação, que é o compartilhamento em benefício do desenvolvimento humano.

 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Letícia Franco


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.