Destaque

Aposentados testam biometria facial do INSS

Solange e Pedro Comisso: é fácil para quem tem intimidade com smartphones e tecnologia digital                                                                                     

Solange e o marido Pedro Comisso: “Para uma pessoa que não sabe lidar muito bem com o celular, é difícil” (Foto: Arquivo Pessoal)

Por: Alessandra de Souza

Atendendo a um pedido do portal Digitais, o casal de aposentados Solange Comisso, de 63 anos, e Pedro Eduardo Comisso, de 66, fez um teste do serviço recém-implantado de biometria facial para apresentar a prova de vida que anualmente é solicitada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) via sistema bancário. O aplicativo está disponível no portal “meu gov.br”.

Solange, professora aposentada, baixou o aplicativo em seu smartphone, seguiu os passos para completar o cadastro e fez a confirmação de prova de vida. “É super fácil”, comemorou. De acordo com ela, é fácil, mas só para quem tem alguma intimidade com a tecnologia. “Uma pessoa mais idosa, como minha mãe, por exemplo, se for realizar todos os passos, não vai conseguir”, apontou.

O casal disse que, até então, todo ano vai ao banco para fazer a prova de vida. Levam os documentos pessoais e fazem a autenticação com a impressão digital. Solange e Pedro ainda disseram que, até à solicitação do Digitais para realizarem o teste, nem sabiam da existência do aplicativo.

Pedro Comisso, vendedor aposentado, declarou que não tem muita habilidade com tecnologia e disse que sentiu dificuldade em utilizar o sistema. “Para uma pessoa que não sabe lidar muito bem com o celular, é difícil”. Ele disse que, após realizar o cadastro, tentou fazer o escaneamento facial, mas a câmera não abria no aplicativo. Na opinião do casal, o processo de cadastramento deveria ser mais simples.

Dados da biometria facial foram reaproveitados do Denatran e do TSE (Foto: Arquivo Pessoal)

Para o uso do aplicativo, o beneficiário precisa de um smartphone com câmera frontal. Necessita também baixar o aplicativo na App Store, para usuários da Apple, ou na Play Store, para usuários do Android. Após baixar o aplicativo, o segurado deve realizar o cadastro e criar uma senha. O cadastro da biometria facial é feito logo após a realização do login, com CPF e senha. A partir daí, a câmera frontal do usuário é aberta, e ele deve seguir as instruções no aplicativo.

Os dados para o uso da biometria facial foram reaproveitados de cadastros já existentes no Denatran, para pessoas que têm a CNH, e no Tribunal Superior Eleitoral, já que a carteira de motorista e título de eleitor são documentos que contém fotografia para identificação do portador.

A prova de vida é um procedimento anual adotado para evitar fraudes. Os beneficiários que ainda não optaram pela biometria facial ainda precisarão comparecer à agência bancária onde recebem seus vencimentos, a cada 12 meses, para continuar com direito ao benefício. Na fase atual do projeto piloto, serão incluídos no novo sistema 5,3 milhões de beneficiados, segundo divulgou o INSS.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Letícia Franco


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.