Destaque

Homens com câncer de próstata estão sujeitos a depressão

Médico Petrus Raulino explica sinais da doença, como pensamento de morte e alteração do sono

“A atitude negacionista não muda fatos”, diz Petrus (Foto: divulgação)

Por Natália Velosa

Novembro Azul, mês da conscientização do câncer de próstata, também alerta para outro problema de saúde, a mental, pela possibilidade do homem ter depressão. O alerta é do psiquiatra Petrus Raulino, responsável pelo Serviços de Interconsulta em Psiquiatria do Vera Cruz Hospital, ao explicar que a depressão é até três vezes mais frequente em quem foi diagnosticado com a doença.

Geralmente, o paciente sofre episódios de transtorno de humor, que pode acarretar em quadro de ansiedade e/ou depressão. Segundo Raulino, a depressão interfere negativamente nos resultados de sobrevivência oncológica, além de aumentar os custos de tratamento com atendimentos de emergência e hospitalizações.

O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte entre os homens, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). As pesquisas indicam que a cada 41 homens, um morrerá com a doença. A estimativa é que entre 2020/2022, sejam diagnosticados 65.840 novos casos, apenas no Brasil, o que corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.

Para Petrus Raulino, o medo decorrente de um diagnóstico de câncer e das incertezas do tratamento, muitas vezes, fazem com que o homem tenha receio de perder a masculinidade, de ficar impotente. “O homem com depressão pode perder a oportunidade de usar os melhores recursos para sua saúde”, relatou.

A ansiedade pode ser desenvolvida ao saber que se está com a doença e pode ser percebida através de sintomas físicos, como palpitação, aperto no peito, falta de ar, formigamento, tremores, tontura, tensão muscular e alteração do hábito intestinal. Já a depressão está ligada ao rebaixamento do humor, da energia, da capacidade de vivenciar situações prazerosas. “Pode haver queda da concentração, pessimismo, alteração do sono, alteração do apetite ou até mesmo pensamentos de morte”, descreve o médico.

O tratamento pode incluir estratégias farmacológicas, com o uso de medicamentos, e não farmacológicas, com psicoterapia e um programa de atividade física, meditação e práticas alimentares. “O tratamento busca a melhora de aspectos biológicos do organismo que possam servir de proteção a favor da saúde do paciente”, concluiu.

 

Orientação Profa. Rose Bars

Edição: Thiago Vieira


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.